Notícias | Dia a dia
Monteiro salva match-point e faz semi após 3h33
19/11/2021 às 21h41

Monteiro é o único brasileiro restante na chave de simples em Campinas

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) - Depois de duas vitórias bastante tranquilas no início da semana, Thiago Monteiro foi bastante exigido nesta sexta-feira, mas garantiu seu lugar na semifinal do 11º Campeonato Internacional de Tênis, torneio de nível challenger disputado nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas. O número 1 do Brasil e 94º do mundo salvou um match-point e precisou de 3h33 para vencer o cazaque de 20 anos Timofey Skatov, ex-número 1 juvenil e atual 259º da ATP, por 6/7 (4-7), 6/3 e 7/6 (7-4).

Em sua oitava participação no challenger de Campinas, Monteiro chega pela segunda vez à semifinal, repetindo sua melhor campanha no torneio, feita em 2018. O cearense de 27 anos enfrenta na próxima rodada o vencedor da partida entre o chileno Nicolas Jarry, ex-top 40 e atual 166º do ranking, e o argentino Tomas Etcheverry, 129º colocado. O canhoto de Fortaleza entra em quadra às 16h (de Brasília) deste sábado.

Por conta da chuva constante nos últimos dois dias em Campinas, as condições da quadra estavam bastante pesadas, o que diminui a influência do saque ou dos golpes mais agressivos. A partida teve ralis longos com bastante frequência e seu jovem adversário apresentava um jogo sólido do fundo de quadra, tornando a situação bastante desafiadora para Monteiro.

A primeira parcial teve duas quebras para cada lado e o brasileiro chegou a ter quatro set-points quando vencia por 5/4, mas não conseguiu fechar e viu Skatov definir o set no tiebreak. Monteiro reagiu no segundo set, quebrando mais duas vezes o serviço do cazaque.

Em bom momento na partida, também começou melhor no terceiro set e abriu 3/1, mas cedeu o empate no sexto game. Já quando perdia por 5/4, salvou um match-point no serviço, antes de forçar o tiebreak. Já no game -desempate, o número 1 do Brasil também começou atrás, perdia por 3-1, mas empatou antes da virada de lado e conseguiu passar à frente. Um erro de devolução do rival definiu o placar.

Heide e Meligeni caem nas oitavas de final
Monteiro é o único brasileiro restante na chave de simples em Campinas. Os paulistas Felipe Meligeni e Gustavo Heide estiveram em quadra nesta sexta-feira para as disputas das oitavas de final, que foram canceladas por chuva na última quinta, mas foram superados pelos irmãos argentinos Francisco e Juan Manuel Cerundolo.

Heide desafiou o caçula e cabeça 3 Juan Manuel, que venceu por 6/1, 3/6 e 6/3. Já Meligeni perdeu para Francisco Cerundolo por 6/2 e 6/3. Os irmãos argentinos se enfrentam apenas no sábado às 10h (de Brasília). No mesmo horário, duelam os argentinos Sebastian Baez e Santiago Rodriguez.

Veja a programação deste sábado em Campinas

Quadra Central João Lima - 10h
[7]Sebastian Baez (ARG) vs. [Q]Santiago Rodriguez (ARG)
[1]Rafael Matos (BRA)/Felipe Meligeni (BRA) vs. Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA) - semifinal de duplas
Não antes de 16h
[4]Thiago Monteiro (BRA) vs. Nicolas Jarry (CHI) ou Tomas Etcheverry (ARG)
[8]Francisco Cerundolo (ARG) ou [3]Juan Manuel Cerundolo (ARG) vs. [7]Sebastian Baez (ARG) ou [Q]Santiago Rodriguez (ARG)

Quadra 3 - 10h
[8]Francisco Cerundolo (ARG) ou [3]Juan Manuel Cerundolo (ARG)
Não antes de 13h
Hernan Casanova (ARG)/Santiago Rodriguez (ARG) vs. Gilbert Klier Junior (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA) - semifinal de duplas
- A seguir: Final de duplas

A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Hospital Vera Cruz, All – Accor Live Limitless, Alupar, Taesa, Azul – Transportadora Oficial, Aberje, Elgin, Ares do Campo – Ovos Caipiras, Trinity – Energia, CDR+ e BYD do Brasil. O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva