Notícias | Dia a dia
WTA cobra China e ameaça cancelar todos torneios
19/11/2021 às 09h15

Miami (EUA) - A Associação de Tênis Feminino (WTA) dobrou a ameaça de retirar todos os torneios da China se a desaparecida Shuai Peng não for encontrada logo. Segundo informa o Sydney Morning Herald, a entidade destaca que a questão é "maior do que os negócios", já que o mundo do esporte condena o silêncio do país sobre o paradeiro da tenista.

O barulho sobre o desaparecimento de Peng está cada vez maior, ganhando tamanho com críticas de Serena Williams, Naomi Osaka e o ícone do futebol Barcelona Gerard Pique. Isso tudo acontece em um momento altamente delicado para Pequim, três meses antes do início das Olimpíadas de Inverno.

Na última quinta-feira, a WTA pediu que a Associação Chinesa de Tênis pudesse estabelecer contato independente com Peng ou então poderia enfrentar o cancelamento de torneios na China. “Se alguém quiser questionar nossa firmeza por trás de uma afirmação como essa, certamente pode tentar. Estamos em uma encruzilhada em nosso relacionamento com a China e operando nossos negócios lá ”, disse o presidente-executivo da WTA, Steve Simon.

+ Anistia Internacional cobra prova de vida de Peng
+ Osaka e Djokovic prestam apoio a Shuai Peng
+ 'Peng não pode sofrer intimidação', diz CEO da WTA
+ China censura perfil de Naomi Osaka em rede social


A WTA é a primeira liga internacional a ameaçar a China com sanções por questões de direitos humanos. Isso poderia custar à WTA centenas de milhões de dólares em receita em um dos maiores mercados do esporte. A China bloqueou repetidamente outras ligas ou times, incluindo a NBA, de transmitir no país depois que jogadores expressaram preocupações sobre suas ações em Hong Kong ou Xinjiang.

“Quando você olha para isso, muitas vezes em nosso mundo atual acabamos entrando em questões como essa, em que que deixamos os negócios, a política, o dinheiro ditarem o que é certo e o que é errado”, disse Simon à CNN. “É muito importante que as vozes das mulheres sejam respeitadas, não censuradas e não comandadas”, acrescentou o chefe da WTA.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG