Notícias | Dia a dia
Anistia Internacional cobra prova de vida de Peng
18/11/2021 às 14h50

Chinesa acusou importante líder chinês de assédio sexual e desde então está desaparecida

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O sumiço da chinesa Shuai Peng, que está desaparecida desde acusou o ex-vice-premiê do país Zhang Gaoli de assédio sexual, vai ganhando cada vez mais espaço e chegou até a Anistia Internacional, organização não-governamental que defende os direitos humanos com mais de 7 milhões de membros e apoiantes em todo o mundo.

Através de um comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Anistia Internacional cobrou do governo chinês não apenas uma prova de vida da tenista, mas também a investigação a respeito das acusações de abuso sexual.

“O governo chinês silenciou sistematicamente o movimento #MeToo do país. Dado que também tem uma abordagem de tolerância zero às críticas, é profundamente preocupante que Shuai Peng pareça estar desaparecida após acusar um ex-funcionário do governo de alto escalão de agressão sexual”, disse a pesquisadora chinesa da Anistia Internacional Doriane Lau.

+ Osaka e Djokovic prestam apoio a Shuai Peng
+ 'Peng não pode sofrer intimidação', diz CEO da WTA
+ China censura perfil de Naomi Osaka em rede social


“A suposta declaração recente de Peng de que 'está tudo bem' não deve ser tomada ao pé da letra, uma vez que a mídia estatal da China tem um histórico de forçar declarações de indivíduos sob coação ou simplesmente fabricá-las. Essas preocupações não irão embora, a menos que a segurança e o paradeiro de Peng sejam confirmados”, acrescentou Lau.

A pesquisadora chinesa da Anistia Internacional reforçou também a importância de o governo chinês investigar a acusação de assédio. “O que está claro é que suas alegações de violência sexual por um político graduado devem ser devidamente investigadas pelas autoridades chinesas. O caso de Shuai Peng destaca o tratamento enfrentado por mulheres sobreviventes de abuso sexual na China, cujas alegações são rotineiramente ignoradas”, finalizou.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG