Notícias | Dia a dia
Kontaveit: 'Estou orgulhosa com o que fiz este ano'
18/11/2021 às 14h47

Kontaveit venceu 48 jogos no ano e disputou sete finais em 2021

Foto: Jimmie48/WTA

Guadalajra (México) - Depois de ficar com o vice-campeonato no WTA Finals, Anett Kontaveit encerra a melhor temporada de sua carreira profissional. A estoniana de 25 anos venceu 48 jogos em 2021, com quatro títulos e sete finais no circuito. Com isso, saltou do 23º lugar que ocupava em janeiro para a sétima posição que terá na próxima segunda-feira.

"Foi uma partida difícil hoje, mas tive uma temporada muito positiva. Eu estava muito feliz por me classificar para esse torneio e chegar à final. É uma sensação incrível. Estou muito orgulhosa do que conquistei na segunda metade da temporada", disse Kontaveit, após a derrota para Garbiñe Muguruza na final por 6/3 e 7/5 na última quarta-feira em Guadalajra.

A estoniana cometeu 39 erros na partida, sendo 22 só no primeiro set, e reconhece que o componente emocional afetou seu desempenho em quadra. No segundo set, ela chegou a liderar por 5/3, mas foi quebrada quando sacou para fechar e perdeu quatro games seguidos. "Acho que muito disso era nervosismo. Apenas me senti muito ansiosa na quadra. Não me senti totalmente confortável. Mas foi uma experiência muito boa para mim, algo com que tenho muito a aprender. Muito crédito também para a Garbiñe, ela foi ótima".

Última jogadora a se classificar para o Finals, Kontaveit vinha de dois títulos seguidos, nas quadras cobertas de Moscou e Cluj-Napoca. A estoniana, que começou a trabalhar com o Dmitry Tursunov no meio do ano, acredita que está no caminho certo. "Acho que esse ano certamente me deu muita confiança, muita autoconfiança, eu diria".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Women’s Tennis Association (@wta)

"Vou ter um tempo agora para refletir e pensar no que aconteceu nos últimos meses, porque eu vinha jogando sem parar, então realmente não tive tempo para pensar nisso. Estou animada para a próxima temporada. Realmente quero manter esse ritmo e apenas continuar melhorando meu jogo", explicou a estoniana. "Espero ter uma pré-temporada muito boa com o Dmitry e apenas continuar trabalhando. Acho que estamos fazendo as coisas certas e que o meu nível jogo está definitivamente evoluindo na direção certa. Estou muito animada com o que está por vir".

Kontaveit também falou sobre o impacto de seus recentes resultados para a popularização do esporte em seu país. "Sempre tive muito orgulho de representar meu país. É um país pequeno, mas muito bonito. O apoio tem sido incrível. Quer dizer, vejo que muitas pessoas começaram a assistir tênis e pessoas acordando de madrugada para me ver jogar. Aqui em Guadalajara, estou do outro lado do mundo, mas é incrível receber tanto apoio. É realmente especial".

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG