Notícias | Dia a dia
Muguruza avança e terá um duelo espanhol na semi
15/11/2021 às 00h19

Espanhola ficou com o segundo lugar do grupo e vai enfrentar Badosa na semifinal

Foto: Akron WTA Finals

Guadalajara (México) - Pela terceira vez nesta semana em Guadalajara, Garbiñe Muguruza foi escalada para atuar em uma sessão noturna no WTA Finals e contou com muito apoio da torcida. A espanhola conseguiu sua segunda vitória na competição e ainda confirmou a classificação para a semifinal do torneio. Muguruza superou neste domingo a estoniana Anett Kontaveit por duplo 6/4 em 1h27 de partida.

Tanto Muguruza quanto Kontaveit estão classificadas para a semifinal em Guadalajara. Houve um empate triplo em número de vitórias na semana e a estoniana ficou com o primeiro lugar do grupo Teotihuacán por ter melhor aproveitamento no número de sets disputados, 66% para Kontaveit, contra 62,5% para Muguruza. Já Karolina Pliskova, que também venceu dois jogos na semana ficou fora por ter 50% no aproveitamento de sets.

Com a definição do grupo, um dos confrontos da semifinal já está definido. Muguruza terá um duelo espanhol contra Paula Badosa, que já assegurou a primeira posição do grupo Chichén Itzá. As duas compatriotas, números 5 e 10 do mundo, ainda não se enfrentaram pelo circuito profissional. Já a adversária de Kontaveit virá da partida entre Maria Sakkari e Aryna Sabalenka, que fazem um confronto direto pelo segundo lugar da outra chave.

Aos 28 anos, Muguruza faz sua quarta participação no WTA Finals e chega pela segunda vez à semifinal, repetindo a campanha feita em 2015. A espanhola também marcou sua terceira vitória em cinco jogos contra Kontaveit, além de acabar com uma invencibilidade de 12 partidas da rival. A estoniana vinha de duas partidas impecáveis no WTA Finals, já que não perdeu sets nas partidas contra Barbora Krejcikova e Karolina Pliskova e sequer havia sofrido quebras de serviço até então.

Kontaveit fez seu primeiro jogo noturno neste WTA Finals e aparentemente precisou de alguns games para se adaptar ao tempo de bola nessas condições, depois de ter feito as duas primeiras partidas à tarde. A estoniana começou a partida com poucos primeiros serviços em quadra e dificuldade para encaixar as devoluções. Com isso, Muguruza logo abriu 2/0 e quase ampliou a vantagem, já que a estoniana saiu de 0-40 no terceiro game. A espanhola só teria o serviço ameaçado quando vencia por 5/4 e sacava para fechar, tendo que salvar dois break-points. Kontaveit fez 7 a 5 em winners e 12 a 10 erros, enquanto Muguruza venceu só um ponto a mais, 30 a 29.

O roteiro do segundo set foi parecido e Muguruza também conseguiu uma quebra de serviço logo cedo. A espanhola administrou a vantagem do início ao fim e não vinha tendo o saque ameaçado, contando também com os erros de sua adversária. No único break-point que enfrentou no segundo set, encaixou um ace, seu sétimo e último na partida e definiu a vitória dois pontos mais tarde. Apesar de Kontaveit ter liderado nos winners por 17 a 13, a estoniana cometeu 29 erros contra 23 da espanhola.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva