Notícias | Dia a dia
Quali de Campinas começa domingo, Klier é convidado
13/11/2021 às 20h45

Klier estreia contra o atual campeão do torneio em Campinas

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) - A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis tem início neste domingo na Sociedade Hípica de Campinas, com a disputa do qualifying. Quatro vagas na chave principal estarão em jogo para os atletas que vencerem duas partidas – a rodada final será na segunda-feira. A programação começa às 11h e cinco brasileiros terão duelos contra estrangeiros – veja a programação completa abaixo.

A chave principal tem cinco top 100 e também foi sorteada neste sábado, reservando nada menos do que cinco duelos Brasil X Argentina na primeira rodada. O ATP Challenger 80 premia o campeão com 80 pontos no ranking mundial e distribui premiação total de US$ 52.080. A apresentação é do Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Único brasileiro entre os pré-classificados, o cearense Thiago Monteiro não deve ter um caminho fácil no torneio. O cabeça de chave 4 estreia contra um qualifier, mas na sequência pode ter o peruano Juan Pablo Varillas, campeão em 2019, e nas quartas de final o experiente uruguaio Pablo Cuevas, cabeça 5 e dono de seis títulos de ATP.

Número 2 do país, Thiago Wild abre campanha diante do argentino Camilo Ugo Carabelli. O paranaense superou o rival duas vezes no circuito, ambas em 2018, e se mantiver o retrospecto perfeito desafiará na segunda rodada o argentino Federico Coria, 70º da ATP e cabeça 1, ou o chileno Nicolas Jarry, ex-top 40.

Na parte inferior da chave, os campineiros Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli também irão duelar com argentinos. Meligeni, número 3 do país e semifinalista em casa há um ano, encara Guido Andreozzi, ex-top 70. Pucinelli, de 20 anos, buscará a primeira vitória sobre um top 100 em encontro da nova geração com Juan Manuel Cerundolo, de 19 anos. O argentino, atual 91º, conquistou o ATP 250 de Córdoba, em fevereiro, e nesta semana disputou o Next Gen ATP Finals, em Milão. Os dois confrontos são inéditos no circuito.

Completam a lista de brasileiros na chave principal o gaúcho Orlando Luz, que estreia contra um qualifier, e os convidados Gustavo Heide, Gilbert Klier Junior e Matheus Bueres. A disputa da chave principal começa na segunda-feira.

Klier e Bueres recebem convites
Atravessando boa fase em torneios ITF World Tennis Tour, Gilbert Klier Junior foi contemplado com um convite para a chave principal. O brasiliense de 21 anos conquistou três títulos entre agosto e outubro – em Portugal, Colômbia e Peru –, além de outras duas semifinais na temporada.

“Estou feliz em ter essa oportunidade. Vai ser uma experiência muito boa, jogar a chave de um Challenger como esse de Campinas, ainda mais esta edição, que é uma das mais fortes e o torneio mais forte da gira (sul-americana). Gostaria de agradecer à organização e espero honrar esse convite”, disse o brasiliense.

Klier Jr. é o nono entre os brasileiros no ranking mundial e nesta semana aparece em sua melhor colocação na lista, em 421º – um salto de mais de 150 posições ao longo da temporada. A estreia na Sociedade Hípica reserva um grande desafio contra o atual campeão, o argentino Francisco Cerundolo, cabeça 8.

O último wild card para a chave principal ficou com o jovem atleta da casa Matheus Bueres, de apenas 18 anos. Ele jogará em busca de uma vitória inédita em um ATP Challenger contra Varillas, campeão do torneio há dois anos.


Quadra Central João Lima – 11h
[WC] Mateus Alves (BRA) vs [7] Johan Nikles (SUI)
Não antes de 13h
[4] Facundo Diaz (ARG) vs [Alt] João Lucas Reis (BRA)
Não antes de 15h
[2] Pedro Sakamoto (BRA) vs [Alt] Bogdan Bobrov (RUS)

QUADRA 3 – 11h
[1] Carlos Gimeno (ESP) vs [WC] Iago Almeida (BRA)
Não antes de 13h
Nicolas Alvarez (ESP) vs [5] Genaro Alberto Olivieri (ARG)
Não antes de 15h
Alejandro Gonzalez (COL) vs [6] Santiago Rodriguez (ARG)

QUADRA 4 – 11h
[WC] Luiz Gustavo Rodrigues (BRA) vs [8] Nicolas Alvarez (PER)
Não antes de 13h
[3] Hernan Casanova (ARG) vs [Alt] Gonzalo Villanueva (ARG)

A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Hospital Vera Cruz, All - Accor Live Limitless, Alupar, Taesa, Azul - Transportadora Oficial, Aberje, Elgin, Ares do Campo - Ovos Caipiras, Trinity – Energia, CDR+ e BYD do Brasil. O evento será realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva