Notícias | Dia a dia
Alcaraz confirma favoritismo e conquista o Next Gen
13/11/2021 às 18h47

Alcaraz cedeu apenas um set em cinco jogos que fez na semana em Milão

Foto: Peter Staples/ATP

Milão (Itália) - Jogador com melhor ranking na disputa do Next Gen ATP Finals, Carlos Alcaraz confirmou o favoritismo e conquistou o título da quarta edição do torneio em Milão. O jovem espanhol de 18 anos e já número 32 do mundo superou na final o norte-americano Sebastian Korda, 39º colocado, por 4/3 (7-5), 4/2 e 4/2 em 1h22 de partida.

Em cinco jogos na semana, Alcaraz só perdeu um set no torneio no caminho até o título em Milão. Isso aconteceu na partida contra o argentino Juan Manuel Cerundolo, ainda pela fase de grupos. Durante a primeira fase, o espanhol também venceu Brandon Nakashima e Holger Rune, e na semifinal passou pelo argentino Sebastian Baez. Pela conquista invicta em Milão, ele recebe o prêmio máximo do torneio, que é de US$ 400 mil.

Treinado pelo ex-número 1 Juan Carlos Ferrero e escolhido como a Revelação do Ano em 2020 pela ATP, Alcaraz confirmou as expectativas e evoluiu muito. Ele iniciou a temporada ocupando apenas a 141ª posição do ranking. Em 2021, conquistou seu primeiro ATP em Umag e as três primeiras vitórias contra top 10, sobre Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini e Jannik Sinner. Além disso, disputou os quatro Grand Slam, chegando às quartas de final do US Open.

Espanhol salvou cinco break-points no 1º set
O primeiro set da final não teve quebras, mas Alcaraz precisou salvar cinco break-points e não teve chances de ameaçar o saque de Korda antes do tiebreak. O espanhol começou melhor no game-desempate, chegando a liderar por 4-2, mas perdeu três pontos seguidos. Mas quando Korda vencia por 5-4, dependeu duas vezes do segundo serviço e Alcaraz aproveitou a chance. Primeiro, foi firme do fundo de quadra e definiu o ponto com um ótimo drop-shot, depois encaixou uma ótima devolução e mandou no ponto para passar à frente. Em vantagem, foi novamente agressivo e definiu a parcial no voleio.

Alcaraz cuidou muito bem do saque no segundo set e só perdeu três pontos em seus games de serviço, além de ter conquistado a única quebra de toda a parcial. O roteiro do terceiro set foi parecido, novamente com apenas uma quebra a favor do espanhol. Ele teve dois match-points no saque de Korda, quando já vencia por 3/1, mas só definiria a partida no game seguinte. Alcaraz fez 17 a 12 em winners e cometeu 15 erros contra 18 do norte-americano.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG