Notícias | Dia a dia
Pliskova vira o jogo e vence Muguruza pela 9ª vez
11/11/2021 às 01h13

Pliskova ampliou sua vantagem no histórico de confrontos contra Muguruza

Foto: Jimmie48/WTA

Guadalajara (México) - No encontro entre as duas jogadoras mais experientes desta edição do WTA Finals, Garbiñe Muguruza e Karolina Pliskova apresentaram um confronto digno de duas ex-líderes do ranking. A décima primeira partida entre elas no circuito terminou com vitória de Pliskova, que começou atrás no placar, mas conseguiu a virada com parciais de 4/6, 6/2 e 7/6 (8-6) em 2h26 de partida. A tcheca ampliou sua grande vantagem no histórico de confrontos, agora com nove vitórias contra só duas da espanhola.

Apesar da difícil vitória desta quarta-feira, Pliskova termina a primeira rodada do torneio na segunda posição do grupo Teotihuacán em Guadalajara. A liderança é da estoniana Anett Kontaveit, que bateu a tcheca Barbora Krejcikova por 6/3 e 6/4. A tcheca enfrentará Kontaveit na próxima sexta-feira, enquanto Muguruza e Krejcikova duelam buscando a reabilitação no torneio.

Virada de Muguruza no primeiro set
Depois de começar perdendo por 2/0, Muguruza reagiu rápido e chegou a vencer quatro games seguidos para virar o placar do set inicial para 4/2. Pliskova até faria dois bons games de saque no fim do set, mas não teria chances de buscar o empate. A espanhola teve pequena vantagem por 7 a 5 nos winners e cometeu apenas 11 erros não-forçados, contra 18 da tcheca. Os principais problemas de Pliskova foram as muitas devoluções erradas e as três duplas faltas na parcial.

Pliskova sacou muito bem na segunda parcial
O segundo set foi de domínio total de Pliskova, que conseguiu sacar muito bem. Foram 88% de primeiros serviços em quadra e apenas dois pontos perdidos em seus games de saque na parcial. A tcheca já largou com 2/0 acima, depois de quebrar o serviço de Muguruza em um game com sete minutos de duração, e ampliaria a vantagem no fim do set. Pliskova fez 10 a 6 em winners e cometeu apenas 4 erros contra 9 da espanhola.

Terceiro set definido apenas no tiebreak
Logo no início do terceiro set, a tcheca teve seu serviço quebrado com duas duplas-faltas no mesmo game, mas buscou o empate de imediato. Na sequência, voltou a enfrentar um break-point e conseguiu confirmar o serviço. As sacadoras só voltariam a correr riscos a partir do oitavo game. Muguruza escapou da quebra para forçar o empate por 4/4, e depois teve uma chance de quebrar, mas não também aproveitou. Já quando perdia por 5/4, a espanhola salvou dois match-points, um deles com ace, para manter o saque.

A definição ficou para o tiebreak, que começou melhor para Muguruza. Ela contou com uma dupla falta de Pliskova para abrir 3-1, mas cometeu um erro bobo com o forehand para permitir o empate na virada de lado. Pliskova virou para 4-3 depois de mostrar muita paciência no fundo de quadra até aplicar a passada, mas Muguruza igualou de novo a disputa após uma ótima devolução. O equilíbrio seguia e a espanhola até salvou o terceiro match-point, mas a tcheca não deixou sua quarta chance de vitória escapar. Pliskova fez 26 a 25 em winners e cometeu 45 erros, dois a mais que a rival.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva