Guadalajara (México) - Nem mesmo a mudança radical nas condições em relação ao que estava acostumada nas últimas semanas fez Anett Kontaveit interromper sua sequência de bons resultados. Última jogadora a se classificar para o WTA Finals, a estoniana marcou sua 11ª vitória seguida no circuito e a 27ª nos últimos 29 jogos. Kontaveit superou nesta quarta-feira a tcheca Barbora Krejcikova, número 3 do mundo e atual campeã de Roland Garros, por 6/3 e 6/4 em 1h15 de partida.
Com o resultado, Kontaveit assume a liderança provisória do Grupo Teotihuacán, que ainda conta com as duas jogadoras mais experientes do torneio, a tcheca Karolina Pliskova e a espanhola Garbiñe Muguruza. Elas se enfrentam a partir das 22h30 (de Brasília) desta quarta-feira e a segunda rodada do grupo acontece na próxima sexta.
First win in Guadalajara! ✅
Anett Kontaveit defeats Krejcikova in straight sets 6-3, 6-4! #AKRONWTAFinals pic.twitter.com/DAteyVPh11— wta (@WTA) November 10, 2021
Número 8 do mundo aos 25 anos, Kontaveit vem de títulos nas quadras duras e cobertas de Moscou e Cluj-Napoca, e este ano também foi campeã em Cleveland e Ostrava. A estoniana marcou sua 46ª vitória na temporada e se mostrou melhor adaptada que Krejcikova às condições incomuns do Finals em Guadalajara, disputado em quadra aberta e com altitude superior a 1.500m.
Apesar da dificuldade para controlar a trajetória da bola, especialmente nos primeiros games da partida, Kontaveit disparou oito aces e não enfrentou break-points, além de ter cedido apenas 16 pontos em seus games de serviço e somente quatro quando colocou o primeiro saque em quadra. A estoniana até fez menos winners, 17 contra 20 de Krejcikova, mas a tcheca cometeu 34 erros não-forçados contra apenas 16. Só no primeiro set, Krejcikova fez 18 erros, o triplo de sua adversária.
Bringing the heat in Mexico 🔥#AKRONWTAFinals pic.twitter.com/nGUc5Y801r
— wta (@WTA) November 10, 2021
Krejcikova sofreu sua terceira derrota seguidda nas últimas semanas, já que vem da disputa da Copa Billie Jean King, em Praga, onde foi superada por Belinda Bencic e Angelique Kerber. A número 3 do mundo encontrou muitas dificuldades para tentar fazer um jogo firme de fundo de quadra e também para responder ao saque de Kontaveit. Ela até teve um bom momento no fim do primeiro set, quando mudou seu posicionamento nas devoluções e ficou mais afastada da linha de base, mas pouco pôde fazer para mudar a dinâmica da partida.
A partida desta quarta-feira teve apenas duas quebras de serviço. Kontaveit aproveitou o único break-point que teve no primeiro set para abrir 3/1 no placar e administrar sua liderança até o fim da parcial. Logo na abertura do segundo set, ela voltou a quebrar o serviço de Krejcikova e até criaria uma nova oportunidade de aumentar a liderança quando já vencia por 4/2. A tcheca confirmou o serviço, mas não ameaçou o saque da estoniana em nenhum momento.