Notícias | Dia a dia
Russas batem suíças e vencem a BJK Cup pela 5ª vez
06/11/2021 às 16h59

Praga (República Tcheca) - Não foi desta vez que a Suíça conseguiu vencer pela primeira vez o título da Billie Jean King Cup. Na final deste sábado, as russas conseguiram fechar o confronto disputado no piso duro e coberto de Praga sem precisar levar a decisão para as duplas, triunfando por 2 a 0 com vitórias de Daria Kasatkina e Liudmila Samsonova.

A decisão começou com uma firme atuação de Kasatkina, que fez valer o favoritismo contra a suíça Jil Teichmann e triunfou em sets diretos, marcando parciais de 6/2 e 6/4. Em seguida, a campeã olímpica Belinda Bencic entrou em quadra para dar sobrevida às suíças e até largou na frente de Samsonova, mas acabou levando a virada da russa, que fechou o jogo com o placar final de 3/6, 6/3 e 6/4.

Responsável por definir o quinto título russo na competição, Samsonova sequer estava escalada para os jogos deste sábado e ficaria de fora tanto de simples como das duplas, mas uma lesão da compatriota Anastasia Pavlyuchenkova acabou a colocando no segundo jogo de simples e ela se tornou a heroína de mais uma conquista para a Rússia.

Atual 40 do mundo, Samsonova tinha a seu favor um retrospecto positivo contra Bencic, tendo derrotado a suíça nos dois embates anteriores, ambos na atual temporada. A russa levou a melhor primeiro na grama de Berlim e depois no piso duro e coberto de Luxemburgo, em condições bastante semelhantes às encontradas nesta fase final da Billie Jean King Cup.

Contando com cinco tenistas no top 50, a equipe russa encerrou um jejum de títulos que durava seis anos. Na caminhada rumo ao título, elas perderam somente duas partidas nos cinco confrontos que tiveram. A Rússia empatou com a Espanha no número de conquistas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (18), da República Tcheca (11) e da Austrália (7).

"É uma vitória histórica para nós", disse o capitão Igor Andreev. "Já faz muito tempo que nossa equipe não ganhava um título. Estou muito orgulhoso e muito feliz pelas meninas, pela forma como jogaram. Elas são incríveis, são heroínas e conseguiram isso porque são um time de verdade, são amigas de verdade", complementou.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva