Notícias | Dia a dia
Collins e Stephens classificam os EUA para a semi
03/11/2021 às 17h25

Collins cedeu apenas um game na partida desta quarta-feira contra Sorribes

Foto: ITF

Praga (República Tcheca) - A disputa no equilibrado Grupo C da Copa Billie Jean King terminou com a classificação dos Estados Unidos para a semifinal da competição disputada em Praga. Depois de uma derrota por 2 a 1 para a Eslováquia na última terça-feira, as norte-americanas conseguiram duas vitórias em sets diretos nas partidas de simples contra a Espanha. E com isso asseguram o primeiro lugar no grupo com saldo de sets, sem depender do resultado do jogo de duplas.

A primeira a atuar nesta quarta-feira foi Sloane Stephens, ex-top 3 e atual 63ª do ranking. A experiente norte-americana de 28 anos e 63ª do ranking passou por Nuria Parrizas Diaz, de 30 anos e 66ª colocada, com duplo 6/4 em 1h28 de partida. Stephens fez 18 a 7 em winners e cometeu 16 erros não-forçados contra 37 da rival. Apesar de ser mais agressiva, a vitória foi consolidada no momento em que a norte-americana tentou tirar um pouco o peso da bola e trabalhar melhor os pontos para definir a partida.

Na sequência, Danielle Collins deu continuidade à sua boa semana em Praga e venceu seu segundo jogo seguido sem perder sets. A número 30 do mundo marcou as tranquilas parciais de 6/1 e 6/0 sobre a 37ª colocada Sara Sorribes em apenas 59 minutos de jogo. Com amplo domínio da partida desde o início e um jogo bem adaptado às condições mais rápidas em Praga, a norte-americana liderou a estatística de winners por incríveis 19 a 2.

Nas duplas, a Espanha teve uma vitória com as jovens Aliona Bolsova e Rebeka Masarova, que superaram Caroline Dolehide e Coco Vandeweghe por 6/3 e 6/4 no último jogo do dia, o que não alterou o cenário de classificação. 

Os Estados Unidos já asseguram a primeira classificação do grupo pelo aproveitamento de sets ao longo da semana. As norte-americanas venceram sete sets e perderam apenas seis. As espanholas têm sete sets vencidos e oito perdidos. Já o time da Eslováquia venceu oito sets e perdeu outros oito. A equipe eslovaca, aliás, já entrou na quinta-feira sem chances, porque ficaria atrás de Estados Unidos ou Espanha no percentual de games vencidos, mesmo em caso de tríplice empate em vitórias e saldo de sets.

A equipe dos Estados Unidos enfrenta a Federação de Tênis da Rússia, primeira do Grupo A, em uma das semifinais da próxima sexta-feira. Russas e norte-americanas já se enfrentaram oito vezes na história da competição, com cinco vitórias dos Estados Unidos. O confronto mais recente foi na semifinal de 2010, com vitória do time norte-americano.

Definição de Grupos B e D nesta quinta-feira
A rodada desta quinta-feira terá as definições dos Grupos B e D em Praga. Logo às 6h30 (de Brasília), acontece o duelo entre Belarus e Austrália. As equipes fazem parte do Grupo B, que também conta com a Bélgica, e todos os países da chave têm chances de classificação para a fase semifinal. Mais tarde, às 13h, a anfitriã República Tcheca terá um confronto direto contra a Suíça por uma vaga na semifinal. No mesmo grupo, a Alemanha já está eliminada.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva