Notícias | Dia a dia
Gavrilova retorna após 8 meses com vitória na BJK
02/11/2021 às 15h04

Gavrilova voltou ao circuito após lesão e cirurgia no tendão de Aquiles

Foto: Paul Zimmer/ITF

Praga (República Tcheca) - A abertura da rodada desta terça-feira pela fase final da Copa Billie Jean King teve como destaque o retorno de Daria Gavrilova ao circuito com uma importante vitória. A australiana de 27 anos e ex-número 20 do mundo estava sem jogar desde fevereiro, por motivo de lesão e cirurgia no tendão de Aquiles, mas conseguiu vencer seu jogo e contribuir para que a Austrália vencesse a Bélgica por 2 a 1 e embolasse o grupo B da competição em Praga.

Gavrilova, que agora aparece apenas no 412º lugar do ranking, bateu a belga Greet Minnen, 70ª colocada, por 6/4, 1/6 e 6/4, marcando o primeiro australiano no confronto. "Fui um pouco instável às vezes, mas meu espírito de luta nunca foi embora. Eu apenas tentei acreditar em mim mesma. Eu me alimentava da energia da minha equipe e estava tentando deixá-las orgulhosas", comenta a australiana após a partida de 2h03.

Logo na sequência, foi a vez de Storm Sanders, 131ª do ranking, conseguir um resultado ainda mais surpreendente e bater a número 18 do mundo Elise Mertens por 3/6, 7/6 (7-5) e 6/0 para fazer 2 a 0 para a Austrália na série, além de devolver uma derrota sofrida para Mertens este ano em Roland Garros. "Eu sabia que era difícil enfrentar a Mertens, mas eu já joguei com ela antes e senti que conhecia seu jogo. Tínhamos uma boa estratégia e pude executá-la. Ter o time do meu lado foi uma sensação incrível e mesmo tendo perdido o primeiro set, ainda sentia que estava no controle e fazendo todas as coisas certas. É incrível conseguir a vitória".

A Bélgica conseguiu uma importante vitória nas duplas que manteve as esperanças da equipe de se classificar para a semifinal. Minnen e Mertens venceram Ellen Perez e Storm Sanders por 6/2 e 6/4. Na próxima quinta-feira, a Austrália enfrenta Belarus no último confronto do Grupo B. Os três países da chave têm chances de classificação.

Russas fazem 3 a 0 e encaminham vaga na semi
No outro confronto disputado pela manhã, a Federação de Tênis da Rússia fez 3 a 0 contra o Canadá e ficou mais perto de uma classificação para a semifinal. As russas lideram o Grupo A da competição, enquanto as canadenses já não têm mais chances de classificação. Já a França, atual campeã, precisará fazer 3 a 0 contra o time russo na quarta-feira para ficar com a vaga na semi.

O confronto começou com Daria Kasatkina superando Carol Zhao por 6/3 e 6/1. Na sequência, foi a vez de Anastasia Pavlyuchenkova derrotar Rebecca Marino por 6/4, 4/6 e 6/2. Já na partida de duplas, Liudmila Samsonova e Veronika Kudermetova venceram Gabriela Dabrowski e Rebecca Marino por 6/3 e 6/1.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva