Notícias | Dia a dia
Zverev mantém grande fase e ganha 5º ATP no ano
31/10/2021 às 11h48

Viena (Áustria) - Com 25 vitórias em 27 jogos feitos desde Wimbledon, o alemão Alexander Zverev continua em momento iluminado. O número 4 do mundo ergueu neste domingo seu quinto troféu da temporada, igualando sua melhor marca pessoal de 2017, ao dominar o norte-americano Frances Tiafoe em duelo equilibrado e parciais de 7/5 e 6/4.

Zverev soma agora 18 títulos em 26 finais de ATP e supera Dominic Thiem como o jogador nascido nos anos 1990 com maior galeria de conquistas. Venceu todas as cinco finais que disputou na temporada, em Acapulco, Madri, Olimpíadas e Cincinnati. Alcança também 52 vitórias, três a menos do que o líder Stefanos Tsitsipas. Sua distância para o grego no ranking é de 750 pontos.

Número 49 do ranking no momento, Tiafoe precisou 'furar' o quali em Viena e fez uma campanha notável, com três vitórias sobre adversários de nível top 20, incluindo reações espetaculares diante de Tsitsipas e na semifinal contra Jannik Sinner. Esta foi sua primeira final em mais de três anos e após 73 torneios. Aos 23 anos, um a menos que Zverev, Ele buscava o segundo ATP da carreira, após ter vencido Delray Beach em 2018. De qualquer forma, já tem 29 vitórias na temporada, um recorde pessoal.

Final de grande nível
O primeiro foi equilibrado, apesar de Zverev ter obtido quebra precoce no quarto game e aberto 3/1. Tiafoe no entanto fez devoluções incríveis em cima do primeiro serviço do alemão e recuperou-se imediatamente. Era então apenas o quarto serviço perdido por Zverev na semana. Daí em diante o duelo seguiu com os dois jogadores buscando definir pontos. O norte-americano novamente usou diferentes armas, com subidas à rede ou curtinhas maliciosas geralmente bem aplicadas.

Tiafoe ficou perto do tiebreak num longo 12º game, mas Zverev foi preciso nos pontos importantes. O set inicial de grande qualidade teve 17 a 11 nos winners e apenas 9 a 10 nos erros. Zverev acertou 89% do primeiro saque e ganhou 80% desses pontos, incluindo 11 aces.

O segundo set seguiu apertado, cheio de lances emocionantes. Tiafoe sofria mais com o serviço, tendo evitado quebras no segundo e sexto games, porém mostrava confiança para arriscar. Com 4/4, Tiafoe teve sua chance de quebra importante, mas o alemão voltou a sacar com grande precisão e força. Por fim, o norte-americano não foi efetivo com o saque, falhou num voleio grudado na rede e permitiu que Zverev chegasse à sexta vitória em sete confrontos, a quarta seguida desde 2017.

Zverev fez mais winners (35 a 20, incluindo 19 aces) e menos erros (13 a 18). Fechou a partida com 82% de acerto do poderoso primeiro saque e 80% de eficiência nesse campo.

Colombianos faturam dupla
Enfim, Juan Sebastian Cabal e Robert Farah conseguiram derrotar Rajeev Ram e Joe Salisbury. Depois de três derrotas consecutivas, marcaram 6/4 e 6/2 para faturar Viena, o terceiro título de nível 500 da parceria colombiana da temporada. No geral, Cabal e Farah têm agora 19 troféus de ATP. As duas duplas já estão classificadas para o Finals de Turim.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva