Notícias | Dia a dia
Zverev brilha, derrota Alcaraz e faz a 5º final do ano
30/10/2021 às 10h24

Viena (Áustria) - O alemão Alexander Zverev teve uma atuação espetacular na primeira semifinal do ATP 500 de Viena. Superou com muita autoridade o jovem espanhol Carlos Alcaraz, por 6/3 e 6/3, e com isso fará sua quinta final da temporada. O adversário será outro nome da nova geração, que sai do duelo entre Jannik Sinner e Frances Tiafoe.

Aos 24 anos, o atual número 4 do ranking vai em busca do quinto troféu de um calendário em que já soma 51 vitórias em 64 partidas. Desde julho, quando foi para os Jogos Olímpicos de Tóquio, ganhou 24 de seus 26 jogos.

Campeão em Acapulco, Madri, Olimpíadas e Cincinnati desde janeiro, o alemão tem galeria de 17 títulos de primeira linha em 26 finais disputadas desde 2016. Mesmo que conquiste Viena, no entanto, ainda ficará 750 pontos atrás do número 3 Stefanos Tsitsipas.

Zverev muito superior
Apesar de Alcaraz ter feito uma boa partida e procurado diversas alternativas táticas, Zverev teve uma atuação muito superior na semifinal deste sábado. O primeiro set manteve equilíbrio até o sexto game, quando o alemão obteve a quebra com ótimas devoluções. Fechou a parcial com nove winners e apenas quatro erros, tendo acertado 84% de seu poderoso primeiro saque, vencido 81% desses pontos e feito quatro aces.

O espanhol buscou trabalhar o máximo com o primeiro saque para fugir das devoluções agressivas e tentou dar deixadas para tirar o equilíbrio do adversário, mas Zverev foi muito firme em todos os campos, incluindo bom trabalho de rede. O segundo set foi ainda mais tranquilo, com quebra no sexto game para 4/2. Zverev só não jogou bem mesmo na hora de fechar e precisou evitar um break-point antes de enfim concluir a vitória.

Zverev fechou a partida com grande vantagem nos winners (18 a 80 e nos aces (8 a 1), tendo ainda errado menos (13 a 18). Acertou 79% do primeiro saque e ganhou 84% desses pontos.

Em 47 anos, um tenista com menos de 19 anos jamais chegou na final de Viena e Alcaraz, de 18, tentava ser o primeiro. Desde a criação dos ATP 500, em 2009, Jannik Sinner foi o único adolescente a conquistar um título desse nível em 149 eventos disputados.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva