Notícias | Dia a dia
Barty completa 100 semanas como nº 1 do mundo
01/11/2021 às 09h27

Em 2021, Barty foi campeã de Wimbledon e comemorou cinco títulos no circuito

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - A segunda-feira é especial para Ashleigh Barty, que completa 100 semanas como número 1 do mundo. A australiana de 25 anos é apenas a oitava jogadora a conseguir essa façanha. Barty tem duas passagens pela liderança do ranking, a primeira por apenas sete semanas entre 24 de junho e 11 de agosto de 2019. E a segunda, a partir de 9 setembro do mesmo ano, para não perder mais o primeiro lugar, no que já é a sexta maior sequência da história.

A recordista de semanas como número 1 do mundo é Steffi Graf, com 377 no total. A alemã é a tenista com maior período da liderança na história dos rankings, considerando os feitos de homens e mulheres. O segundo maior reinado é o de Martina Navratilova, com 332 semanas, seguida por Serena Williams com 319. A lista de jogadoras com mais de 100 semanas como número 1 do mundo também inclui Chris Evert (260), Martina Hingis (209), Monica Seles (178) e Justine Henin (117).

+ Veja todas as tenistas que chegaram ao número 1
+ Veja a cronologia das trocas de liderança no ranking feminino

Em 2021, Barty disputou 50 jogos no circuito e conseguiu 42 vitórias. A australiana comemorou seu segundo título de Grand Slam, na grama de Wimbledon, e conquistou outros quatro torneios. Ela venceu WTA 1000 de Miami e Cincinnati e dos 500 de Melbourne e Stuttgart, sendo campeã em todos os pisos do circuito.

Apesar de não defender o título do WTA Finals e perder 1.375 pontos no ranking desta segunda-feira, a australiana também deverá ser confirmada nas próximas semanas como número 1 do mundo até o fim do ano. Quando isso acontecer, ela irá se juntar a Hingis e Henin entre as jogadoras que terminaram três temporadas distintas como número 1 do mundo.

A recordista também é Graf, que encerrou oito anos diferentes no topo do ranking. A alemã é seguida por Navratilova, com sete anos, enquanto Serena e Evert terminaram cinco anos na liderança. Já Lindsay Davenport tem quatro temporadas na primeira posição do ranking.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva