Viena (Áustria) - A cada dia que passa o jovem espanhol Carlos Alcaraz vai mostrando uma incrível maturidade. Quadrifinalista no último US Open, o tenista de apenas 18 anos teve mais uma grande atuação nesta sexta-feira, derrubando o italiano Matteo Berrettini pelas quartas de final do ATP 500 de Viena em três sets e dois tiebreaks, fechando o jogo com parciais de 6/1, 6/7 (2-7) e 7/6 (7-5).
Primeiro semifinalista do torneio austríaco, Alcaraz espera agora pelo vencedor da partida entre o alemão Alexander Zverev, cabeça de chave número 2, e o canadense Felix Auger-Aliassime, sexto pré-classificado. Ele perdeu os únicos confrontos que teve com os dois possíveis rivais, para Zverev em Acapulco e para Aliassime no US Open, ambos neste ano.
Atual 42 do mundo, o espanhol vai subindo provisoriamente para a 35ª colocação com a campanha desta semana. Ele pode alcançar o 33º lugar se for à final e entrará pela primeira vez no top 30 caso conquiste o título, subindo para o 29º posto.
Hear him ROAR 🔊@alcarazcarlos03 #ErsteBankOpen pic.twitter.com/Pt5wVVkk4B
— Tennis TV (@TennisTV) October 29, 2021
O jovem espanhol começou com tudo e dominou as ações no primeiro set, se impôs para cima de Berrettini e anotou um firme 6/1. Só que o italiano reagiu e igualou a partida nas duas parciais seguintes, ambas definidas apenas no tiebreak. No primeiro desempate, Alcaraz levou a pior, mas no segundo e decisivo ele mostrou firmeza e sacramentou a vitória.
Tirando o primeiro set, o duelo foi bastante parelho e os números mostram isso, com leve vantagem de Berrettini nas bolas vencedoras (29 a 23) e de Alcaraz nos erros não forçados, cometendo 21 contra 28 do rival. O aproveitamento de 75% nos saques fez a diferença para Alcaraz, já que o italiano venceu apenas 64% dos pontos com o serviço.
BREAKTHROUGH!@alcarazcarlos03 reaches a first-ever ATP 500 semi-final, taking out Berrettini 6-1 6-7 7-6 after a wild deciding set 🙌#ErsteBankOpen pic.twitter.com/j8kNq7R8tS
— Tennis TV (@TennisTV) October 29, 2021