Notícias | Dia a dia
Kontaveit ainda mira o Finals, Halep tem nova lesão
28/10/2021 às 16h20

Kontaveit precisa ser campeã do torneio na Romênia para conquistar vaga no Finals

Foto: Transylvania Open

Cluj-Napoca (Romênia) - A busca de Anett Kontaveit por uma vaga no WTA Finals continua nesta semana, em que ela está nas quartas de final do WTA 250 de Cluj-Napoca. Kontaveit superou nesta quinta-feira a belga Alison Van Uytvanck por 6/4 e 6/3 e marcou sua sétima vitória consecutiva no circuito. Sua próxima adversária será a ucraniana Anhelina Kalinina, 59ª do ranking, em confronto inédito.

Vinda de título em Moscou no último domingo, Kontaveit precisa ser campeã no torneio romeno para ultrapassar a tunisiana Ons Jabeur e garantir seu lugar no Finals, que será disputado entre os dias 10 e 17 de novembro em Guadalajara. A estoniana de 25 anos e número 14 do mundo é a atual 10ª na corrida para o Finals e está na luta pela última vaga no evento, que se abriu com a desistência da número 1 Ashleigh Barty.

"Claro que não é fácil jogar logo depois de Moscou, mas estou realmente dando o meu melhor e me concentrando em cada adversária. Estou tentando fazer o máximo de recuperação possível. Há pequenas dores aqui e ali, mas isso faz parte do esporte. Há muita motivação para mim esta semana", disse Kontaveit sobre sua série de vitórias no circuito.

Halep se queixou de dores nas costas
Quem também garantiu um lugar nas quartas de final foi Simona Halep, que venceu a russa Varvara Gracheva por 6/4 e 6/2. Principal nome do torneio e ex-número 1 do mundo, a experiente romena de 30 anos aparece atualmente no 18º lugar do ranking e tem uma temporada bastante prejudicada por lesões. Depois de ter sofrido com problemas na panturrilha e no adutor da coxa, Halep se queixou nesta quinta-feira de dores nas costas.

"As costas ficaram travadas e a dor é muito grande", disse Halep na entrevista na quadra. "Você não consegue se dobrar muito e não consegue se mover. Mas às vezes eu estou tão acostumada com a dor e já tive isso muitas vezes, que só queria continuar e terminar essa partida. Foi bom ter vencido esse jogo, não sei como".

"Um dos meus princípios é nunca desistir, por isso faço o que posso", explica a vencedora de dois Grand Slam "Às vezes, mesmo que seja doloroso, se doer, você tem que continuar quando sabe que não pode ser pior. É apenas um bloqueio nas costas. Já tive isso antes e sei como lidar com isso. Eu apenas continuei jogando . Às vezes perco essas partidas, às vezes eu preciso me retirar da quadra, mas hoje me senti em casa e sabia que tinha que lutar mais".

Halep terá nas quartas um duelo romeno contra Jaqueline Cristian, convidada de 23 anos e 105ª do ranking, que tem roubado a cena nesta semana pelos resultados e também pela vestimenta. Ela tem entrado em quadra vestindo a capa do Drácula, aproveitando o clima de Dia das Bruxas no Aberto da Transilvânia.

Rodada de sexta começa às 8h, Raducanu fecha o dia
A rodada desta sexta-feira, pelas quartas de final, começa às 8h (de Brasília). O primeiro jogo do dia será entre a sueca Rebecca Peterson, 99ª do ranking, e a ucraniana vinda do quali Lesia Tsurenko, 127ª colocada. Na sequência, às 10h, Kontaveit mede forças com Kalinina. As romenas Halep e Cristian entram em quadra ao meio-dia. Logo depois, a britânica Emma Raducanu fecha a programação enfrentando a ucraniana Marta Kostyuk.

Confira a programação desta sexta-feira

Quadra Central - 8h
Rebecca Peterson (SUE) vs. [Q]Lesia Tsurenko (UCR)
Não antes de 10h
[8]Anhelina Kalinina (UCR) vs. [2]Anett Kontaveit (EST)
Não antes de 12h
[1]Simona Halep (ROM) vs. [C]Jaqueline Cristian (ROM)
[3]Emma Raducanu (GBR) vs. [6]Marta Kostyuk (UCR)

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG