Notícias | Dia a dia
Bia confirma favoritismo e marca a 70ª vitória no ano
27/10/2021 às 16h15

Bia iniciou a temporada no 359º lugar e já é a número 91 do mundo

Foto: Christus Health Pro Challenge

Tyler (EUA) - Em seu primeiro compromisso pelo ITF W80 de Tyler, Beatriz Haddad Maia marcou uma tranquila vitória nesta quarta-feira. Terceira cabeça de chave do torneio e número 91 do mundo, Bia superou a convidada russa de 24 anos Maria Kononova por duplo 6/1 em apenas 57 minutos de partida. A brasileira quebrou seis vezes o saque da adversária e chegou a vencer oito games seguidos.

Esta foi a 70ª vitória para Bia na temporada, considerando todos os níveis de competição do circuito, incluindo qualificatórios. A paulista de 25 anos e número 1 do Brasil iniciou 2021 ocupando apenas o 359º lugar do ranking em janeiro. Ela conquistou cinco títulos de ITF e conseguiu voltar ao top 100 recentemente, depois de fazer sua ótima campanha até as oitavas de final de Indian Wells, onde superou até mesmo a número 3 do mundo Karolina Pliskova.

Superada por Bia na estreia, Kononova está atualmente sem ranking profissional de simples na WTA e ocupa o 1.020º lugar nas duplas. Ela vem do circuito universitário norte-americano, onde atuou por North Texas entre 2015 e 2019. Este será apenas o quinto torneio profissional que a russa disputa desde a retomada de sua carreira em setembro.

Torneio vale 120 pontos no ranking mundial
O torneio em Tyler vale 120 pontos no ranking e uma vitória na estreia rende 11 no total. Mas Bia tem resultados tão bons ao longo do ano que só começa a somar pontos se chegar às quartas. Sua última campanha válida para o ranking é de 19 pontos, três a menos do que ela faria com mais uma vitória. Sua próxima rival virá do jogo entre a suíça Conny Perrin, 223ª do ranking, e a sérvia vinda do quali Katarina Kozarov, 907ª colocada.

Ainda pensando no ranking, Bia também pode se beneficiar da perda de pontos de suas concorrentes diretas, a começar pela próxima segunda-feira quando caem pontos do WTA Finals e WTA Elite Trophy de 2019, mas especialmente no dia 8 de novembro, data em que serão serão descontados os resultados de dois anos atrás dos torneios Indian Wells, Rabat e 's-Hetogenbosch, potencializando as chances de a brasileira ganhar posições.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG