Notícias | Dia a dia
Ann Li, de 20 anos, conquista seu 1º WTA em Tenerife
24/10/2021 às 14h15

Li superou a colombiana Maria Camila Osorio na final deste domingo

Foto: MEF Tennis Events

Tenerife (Espanha) - Em uma final entre duas jovens jogadoras, a norte-americana Ann Li levou a melhor sobre a colombiana Maria Camila Osorio e conquistou o WTA 250 de Tenerife. Li, de 20 anos e número 60 do mundo, garantiu seu primeiro título no circuito depois de marcar as parciais de 6/1 e 6/4 contra Osorio, de 19 anos e 63ª colocada, em 1h10 de partida.

Apesar de esta ter sido a segunda final que Li alcança no circuito, foi a primeira vez que ela pôde efetivamente disputar um título. Em fevereiro, ela e a estoniana Anett Kontaveit chegaram à decisão do Grampians Trophy, um dos três WTA 500 que o Melbourne Park recebeu na semana anterior ao Australian Open. Mas a programação do evento ficou tão atrasada, por conta dos protocolos de Covid-19, que o torneio preparatório ficou sem campeã e as duas tenistas receberam pontos e premiação de vice. Curiosamente, Kontaveit também ganhou um título neste domingo, em Moscou.

Depois de ter superado a espanhola Nuria Parrizas Diaz na estreia e a jovem russa Varvara Gracheva nas oitavas, Li vinha de duas vitórias sobre adversárias experientes. Ela bateu a romena Irina Begu nas quartas e a francesa Alizé Cornet na semifinal. A norte-americana já está com o melhor ranking da carreira e certamente irá melhorar essa marca com os 280 pontos conquistados.

Já Maria Camila Osorio disputou sua segunda final no circuito e a primeira no piso duro. A colombiana conquistou um título no primeiro semestre em Bogotá e faz uma temporada consistente, com uma semifinal em Belgrado e a chegada à terceira rodada de Wimbledon. Nesta semana em Tenerife, ela conquistou sua primeira vitória contra top 10, diante da número 6 do mundo Elina Svitolina, e também superou outra favorita, a italiana Camila Giorgi.

Durante a final deste domingo, Li fez 15 a 12 na estatística de winners e cometeu 19 erros não-forçados contra 34 de Osorio. A colombiana não conseguiu confirmar o serviço no primeiro set, permitindo três quebras à norte-americana. O segundo set começou com troca de quebras e Osorio chegou a liderar por 2/1. A colombiana não teria novos break-points, apesar alguns games longos no saque da adversária, que conquistou uma quebra no quinto game. Depois disso, Li soube controlar a vantagem, enquanto Osorio confirmava o serviço, mas sem ameaçar nos games da rival.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva