Notícias | Dia a dia
Monteiro bate 4º argentino seguido e chega à final
23/10/2021 às 18h04

Monteiro disputará sua décima final de challenger e busca o sétimo título

Foto: Legión Sudamericana

Buenos Aires (Argentina) - A sequência de vitórias de Thiago Monteiro sobre adversários argentinos no challenger de Buenos Aires aumentou neste sábado, quando ele conseguiu sua quarta vitória seguida diante de um anfitrião para chegar à final do torneio em quadras de saibro. O número 1 do Brasil e 92º do mundo superou Francisco Cerundolo, 116º do ranking, com parciais de 6/1, 2/6 e 6/3 em 2h35 de partida.

Ao longo da semana, Monteiro já passou por outros quatro jogadores argentinos. Ele estreou contra Hernan Casanova, e passou por Nicolas Kicker nas oitavas e Tomas Etcheverry nas quartas. Seu adversário na final será outro argentino, que virá da partida entre dois jovens jogadores, Sebastian Baez, de 20 anos e 124º do ranking, e Juan Manuel Cerundolo, de 19 anos e 102º colocado.

A vaga na final em Buenos Aires rende 48 pontos no ranking, com possibilidade de 80 em caso de título. Mas nesta semana, Monteiro defendia outros 80 pontos, referentes ao título do challenger de Lima de 2019. Por isso, um bom resultado na capital argentina era fundamental para se manter no top 100. Até o fim da temporada, o cearense de 27 anos não tem mais pontos a defender. Monteiro disputará sua décima final de challenger e busca o sétimo título na carreira e o segundo na temporada.

Veja como foi a difícil vitória de Monteiro neste sábado

Apesar de ter enfrentado sete break-points durante o primeiro set, Monteiro não teve o serviço quebrado ao longo da parcial. Logo em seus dois primeiros games de saque, ele escapou de quatro oportunidades de quebra. Quando o cearense liderava o placar por 3/1, a partida foi interrompida por chuva e ficou parada por aproximadamente uma hora. Na volta, o número 1 do Brasil salvou mais três break-points e conseguiu uma nova quebra.

O segundo set começou melhor para Cerundolo, que abriu 2/0, depois que Monteiro teve o serviço quebrado ao cometer um erro com o forehand. Mas logo depois, o cearense venceu oito pontos em dez possíveis para empatar por 2/2. Na sequência, o argentino teve seu melhor momento na partida e venceu quatro games seguidos para fechar o set e empatar o jogo.

O terceiro set começou com Monteiro correndo alguns riscos em seus games de saque e Cerundolo foi o primeiro a quebrar, chegando a liderar por 3/1. O cearense devolveu a quebra na sequência e depois confirmou o serviço em um game muito longo para chegar ao empate. Monteiro ganhou confiança na reta final da partida, vencendo 12 dos últimos 13 pontos disputados para chegar à final do torneio. Ele mantém o retrospecto perfeito contra Cerundolo, tendo vencido todos os três duelos contra o rival argentino.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG