Moscou (Rússia) - A sequência de bons resultados de Anett Kontaveit na temporada continua nesta semana em Moscou. A estoniana garantiu neste sábado uma vaga em sua quinta final do ano e está em busca do terceiro título de 2021. Ela superou a tcheca Marketa Vondrousova por 6/3 e 6/4 para chegar à decisão do WTA 500 disputado em quadras duras e cobertas na capital russa.
Esta foi a 20ª vitória nos últimos 22 jogos para Kontaveit no circuito. Nessa conta estão seus recentes títulos em Cleveland e Ostrava. A estoniana de 25 anos ocupa atualmente o 20º lugar do ranking e já tem 39 vitórias na temporada. Também em 2021, alcançou finais de WTA 500 em Melbourne e Stuttgart. Ela disputará sua 11ª final da carreira e busca o quarto título.
Anett's relentless run continues 👊
Anett Kontaveit pushes past Vondrousova for a place in the final!#VTBKremlinCup pic.twitter.com/J97J4F16aC— wta (@WTA) October 23, 2021
Para superar Vondrousova em apenas 1h14 de partida neste sábado, Kontaveit fez o dobro de winners de sua adversária, 26 contra 13 da tcheca e cometeu 22 erros não-forçados, diante de 27 da rival. Com três quebras no primeiro set, a estoniana chegou a vencer cinco games seguidos para abrir 5/1. Ela foi quebrada quando sacava para fechar, mas tinha vantagem confortável. No segundo set, abriu 5/2 com duas quebras acima e novamente perdeu a primeira chance de definir a disputa em seu saque, mas fechou o jogo no terceiro match-point que teve.
"Foi um jogo muito difícil, Marketa é uma adversária incrivelmente dura. Eu poderia ter feito algo melhor hoje, mas o mais importante é que cheguei à final aqui em Moscou pela primeira vez. Estou muito feliz por isso. Não consegui sacar para o jogo na primeira vez, mas isso acontece no tênis. O principal era ter fé em mim mesma e eu consegui vencer", disse Kontaveit, ao destacar a reação da rival na reta final da partida.
Alexandrova disputará a final em casa
A adversária de Kontaveit na final deste domingo às 6h (de Brasília) será a russa Ekaterina Alexandrova, que ficou em quadra por apenas 22 minutos neste sábado. A atual 37ª do ranking liderava o primeiro set contra a grega Maria Sakkari, número 7 do mundo, por 4/1, antes de a rival abandonar a disputa. Sakkari se sentiu mal durante o jogo e relatou ter sofrido com tontura em quadra. A estoniana venceu o único duelo anterior contra a russa, definido apenas no tiebreak do terceiro set, no ano passado em Ostrava.
Whipping out that angle 🤯#VTBKremlinCup pic.twitter.com/QK4xXjdM7P
— wta (@WTA) October 23, 2021
"Na verdade, não vi nada de errado com ela durante os ralis, mas obviamente estamos no final do ano e temos mais torneios pela frente", disse Alexandrova, logo após a partida. Ela fez 8 a 2 em winners e cometeu 4 erros contra 7 de Sakkari, tendo conquistado apenas uma quebra. "Então é claro que eu gostaria de terminar essa partida em quadra, mas essas coisas acontecem. Desejo pronta recuperação para a Maria e espero que tudo fique bem com ela".
"Já joguei contra a Anett uma vez, é uma adversária dura. Não vai ser um jogo fácil, mas estarei preparada para isso", acrescentou a russa de 26 anos. Ela tem um título no circuito, conquistado no início do ano passado em Shenzhen e tem um vice nas quadras duras e cobertas de Linz em 2018.
Pelo sétimo ano seguido, Moscou tem uma jogadora russa na final do torneio. Além disso, Alexandrova é a 11ª tenista da casa a disputar a decisão do torneio, desde sua primeira edição em 1994. Quinze das 25 edições do torneio tiveram ao menos uma russa na final. A última russa a vencer o WTA de Moscou foi Daria Kasatkina em 2018, lembrando que o torneio do ano passado foi cancelado, devido à pandemia.
Ekaterina Alexandrova moves on to face Anett Kontaveit in the #VTBKremlinCup final after Sakkari retires. pic.twitter.com/18AnbadBaG
— wta (@WTA) October 23, 2021