Notícias | Dia a dia
Barty encerra a temporada e não disputa o WTA Finals
22/10/2021 às 20h10

Australiana vai priorizar a preparação para a próxima temporada do circuito

Foto: Arquivo

Guadalajara (México) - Como já era esperado nas últimas semanas, a número 1 do mundo Ashleigh Barty formalizou sua desistência do WTA Finals. O torneio entre as oito melhores jogadoras da temporada acontece entre os dias 10 e 17 de novembro em Guadalajara, no México. A ausência da australiana se dá por conta da rígida quarentena que ela teria que enfrentar na volta ao país, o que poderia comprometer sua preparação para a temporada de 2022.

"Gostaria de informar que não vou competir em nenhum outro torneio em 2021, incluindo o WTA Finals no México", disse Barty em um comunicado nesta sexta-feira. "Foi uma decisão difícil, mas preciso priorizar meu corpo e minha recuperação da temporada de 2021, além de me concentrar em ter uma pré-temporada mais forte para o verão australiano".

"Com os desafios contínuos de viajar de volta para Queensland e os requisitos de quarentena, não estou disposta a comprometer minha preparação para janeiro. Desejo à equipe WTA e às jogadoras tudo de bom para um WTA Finals de sucesso", acrescentou a australiana de 25 anos, que é a atual campeã do Finals. A edição mais recente do evento aconteceu ainda em 2019, em Shenzhen.

Barty conquistou cinco títulos na temporada, com destaque para o segundo Grand Slam de sua carreira em Wimbledon. A australiana também venceu os WTA 1000 de Miami e Cincinnati e os WTA 500 de Melbourne e Stuttgart.

Ela estava há quase oito meses longe de casa, tendo saído do país ainda em março, antes de atuar em Miami. Ao longo de 2021, venceu 42 jogos e perdeu apenas oito. Seu último torneio foi o US Open, já que ela também desistiu do WTA 1000 de Indian Wells e não foi convocada para defender a Austrália na fase final da Copa Billie Jean King, em Praga.

Saída de Barty abre mais uma vaga em disputa
Com a desistência de Barty, abre-se uma vaga para a nona colocada na corrida para Guadalajara. Atualmente, já estão classificadas Aryna Sabalenka, Barbora Krejcikova, Karolina Pliskova e Maria Sakkari. A espanhola Garbiñe Muguruza e a polonesa Iga Swiatek estão muito perto de confirmarem suas vagas.

Campeã de Indian Wells no último domingo, a espanhola Paula Badosa é a oitava na corrida para o Finals, seguida pela tunisiana Ons Jabeur, que hoje encerraria a zona de classificação. A décima na corrida é Naomi Osaka, outra que não joga mais este ano, seguida por Elina Svitolina, Jessica Pegula, Anastasia Pavlyuchenkova, Anett Kontaveit e Elise Mertens.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG