Notícias | Dia a dia
Colombiana tira Svitolina e vence a 1ª contra top 10
20/10/2021 às 16h01

Segundo a Federação Colombiana, Osorio é apenas a segunda jogadora do país a vencer uma top 10

Foto: MEF Tennis Events

Tenerife (Espanha) - A notável evolução de Maria Camila Osorio ao longo da temporada foi recompensada com a maior vitória da carreira da colombiana nesta terça-feira. A jovem de 19 anos e 63ª do ranking estreou no WTA 250 de Tenerife, em quadras duras na Espanha, superando a ucraniana Elina Svitolina, principal cabeça de chave do torneio e número 6 do mundo, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/2 em 1h55 de partida.

O primeiro set da partida havia sido disputado ainda na última terça-feira e o jogo foi suspenso ao fim da parcial por falta de luz natural, com 41 minutos de jogo. Na volta, a colombiana conseguiu duas quebras no segundo set e mais três no terceiro, perdendo apenas mais dois games de serviço até o final da partida. Sua próxima rival será a egípcia Mayar Sherif.

"A parada de ontem me ajudou a focar muito mais no que tinha que fazer", disse Osorio na entrevista coletiva. "Ontem, eu senti que estava jogando muito bem, mas a parada me ajudou a focar e entrar com mais calma. Apesar de tudo, mantive a cabeça firme, coloquei muito coração nisso. Lutei e fiz o que vim fazer, concentrei-me em jogar bola por bola e sem medo de nada".

"Vi que aos poucos o meu nível de tênis foi subindo. Desde ontem comecei a fazer o que sempre fazia, com confiança e com calma. Sei que seria uma partida muito difícil, mas sempre senti que meu tênis estava lá. Graças a isso, percebo que posso competir contra as melhores", complementou a colombiana.

Osorio ocupava apenas o 186º lugar do ranking no início da temporada. Em 2021, ela conquistou seu primeiro WTA em Bogotá, também foi semifinalista em Belgrado, disputou seu primeiro Grand Slam em Roland Garros e também chegou à terceira rodada de Wimbledon. Ela também disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio e está atualmente com o melhor ranking da carreira. Segundo a Federação Colombiana de Tênis, Osorio é apenas a segunda jogadora do país a vencer uma top 10, juntando-se a Fabiola Zuluaga, que derrotou a francesa Nathalie Tauziat no saibro de Roma em 2000.

Cornet e Schmiedlova já estão nas quartas
O início da rodada das oitavas de final foi de vitórias para a francesa Alizé Cornet e para a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, que vão se enfrentar nas quartas. Cornet, de 31 anos e 66ª do ranking, liderava a partida contra a chinesa Xinyu Wang por 6/1, 6/7 (5-7) e 4/1, antes de a rival abandonar. Já Schmiedlova, 90ª colocada aos 27 anos, passou pela romena Jaqueline Cristian por 6/2 e 7/5.

Quem também está nas quartas é a norte-americana Ann Li, jovem de 21 anos e 60ª do mundo, que venceu a russa Varvara Gracheva por 6/4 e 6/2. Sua próxima rival virá do jogo entre a croata Donna Vekic e a romena Irina Begu. Esse jogo foi suspenso por falta de luz natural quando Vekic vencia por 6/4 e 1/1.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG