Notícias | Beach Tennis
Beach: de virada, brasileiras são campeãs em Brasília
17/10/2021 às 21h10

Festa da dupla campeã, com o troféu e a bandeira.

Foto: Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil

Brasília (DF) - O mês de outubro de 2021 definitivamente entrará na história do beach tennis brasileiro. Depois da conquista da Copa do Mundo da modalidade no Rio de Janeiro na última semana, os atletas do país continuam brilhando no circuito profissional. Neste domingo, Vitória Marchezini e Marcela Vita, cabeças 6, conquistaram o ITF Sand Series de Brasília - um dos quatro mais importantes torneios do esporte. A vitória na final foi sobre as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, cabeças 2, por 1/6, 7/5 e 10-8.  A decisão foi disputada na Arena Brasília, no Clube de Engenharia, às margens do Lago Paranoá.

O triunfo foi conquistado com uma atuação épica da parceria brasileira. No primeiro set, as italianas foram impecáveis. Gasparri, número 1 do ranking, e Valentini (7ª) deram poucas chances para as locais, fechando a parcial com relativa tranquilidade por 6 a 1. Na volta para o segundo set, a partida parecia se encaminhar para um desfecho a favor das europeias, que chegaram a abrir 5 a 2 e tiveram três match-points a favor. As brasileiras não só evitaram o fechamento do duelo como iniciaram uma reação espetacular empurradas pela torcida e conseguiram fechar em 7 a 5.

No match tie-break, nova virada. Depois de saírem atrás por 3 a 0 e verem as italianas abrirem 8 a 5, Marcela (11ª) e Vitória (18ª) não erraram mais bola alguma e triunfaram com o 10 a 5 para a explosão de felicidade da Arena Brasília.

"É difícil até explicar o que aconteceu, estou muito feliz. Foi um jogo muito difícil para mim, eu comecei nervosa, mas nós conseguimos nos superar. Com certeza, é o momento mais feliz da minha carreira", comemora a jovem Vitória Marchezini, de apenas 15 anos, 18ª do ranking, natural de Rolândia (PR), a mais jovem atleta da modalidade a ganhar um título desta importância.

"Nós vínhamos batendo na trave, muitos jogos bons e perdendo no fim. Mas desde João Pessoa, a gente ganhou e aumentou nossa confiança para chegar aqui em ótima fase. A Vitória cresceu muito nesse ano, a maturidade dela aumenta a cada jogo, e a gente se dá muito bem dentro e fora de quadra, o que faz total diferença", celebra Marcela Vita, de 32 anos, 11ª do mundo.

Na final masculina, o título ficou com o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, números 16 e 11 do mundo, cabeças 5, que venceram o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini, números 3 e 5 do ranking e cabeças 2, por 1/6, 6/3 e 12-10.

Em Brasília, foram seis dias de disputas, com os top 10 do esporte, do Brasil e do exterior, no masculino e no feminino, num total de 200 profissionais, além de 400 amadores, de 13 países e 20 estados. As chaves masculina e feminina contaram com os principais jogadores do ranking mundial.

Torneio elogiado por todos - Jogos emocionantes, torcida incentivando os atletas, muita disputa, com a presença dos melhores do mundo na capital do País. Desde a terça-feira (12) e até este domingo, o ITF Sand Series Brasília’21 mudou a paisagem às margens do Lago Paranoá. Ao final, um balanço muito positivo. Com elogios de todos ao alto nível técnico e à estrutura montada para o evento no Clube de Engenharia. A categoria profissional distribuiu uma premiação de 35 mil dólares (aproximadamente R$ 195 mil).

“O evento foi um grande sucesso, um balanço muito positivo. Acho que fizemos história aqui, com um dos maiores eventos do beach tennis de todos os tempos. Vários atletas profissionais, há muito tempo no circuito, vieram falar isso. Não foi um desafio fácil, em tempos de pandemia. O primeiro evento com público aqui em Brasília, que esgotou os ingressos na quinta-feira. Deu um show na arquibancada, seguindo todos os protocolos da Covid-19. E tivemos a grande final feminina. Que venha 2022 e possamos fazer um evento ainda maior, sem a situação pandêmica", afirmou Bruno Ferreira, diretor da Zenith Marketing, organizadora da etapa brasileira do ITF Sand Series.

O ITF Sand Series de beach tennis reúne os torneios mais importantes e com maior premiação na modalidade. O objetivo da ITF é que se tornem eventos de tradição e calendário fixo nos países-sede, assim como os quatro Grand Slam no tênis. Além do Brasil, o circuito conta com etapas na Alemanha, Espanha e França, e o Finals na África do Sul.

Comentários