Notícias | Dia a dia
Badosa faz história para a Espanha e conquista IW
17/10/2021 às 20h15

Indian Wells (EUA) - Pela primeira vez na longa história de Indian Wells uma espanhola saiu com o título do torneio californiano. Quem escreveu seu nome na história foi Paula Badosa, que travou uma disputadíssima batalha de 3h04 com a bielorrussa Victoria Azarenka na final deste domingo e triunfou com parciais de 7/6 (7-5), 2/6 e 7/6 (7-2).

A espanhola disputou apenas sua segunda final na WTA, manteve sua invencibilidade (foi campeã neste ano em Belgrado) e conseguiu um feito que nenhuma outra compatriota já havia alcançado. Antes dela, a que chegou mais perto foi Conchita MartÍnez, vice-campeã em 1992 e 1996.

O primeiro set foi equilibradíssimo e com chances para ambos os lados. Badosa teve quebra de frente em duas oportunidades diferentes, mas em ambas as vezes viu Azarenka se recuperar. Veio então o tiebreak para definir quem iria sair na frente e a espanhola levou a melhor, mas sofreu para fechar. Ela abriu 4-0, permitiu que a bielorrussa empatasse em 5-5, mas no fim fechou em 7-5.

Azarenka não se abateu nem um pouco com o placar adverso e voltou com tudo para a segunda parcial. Mais agressiva, a ex-número 1 do mundo tomou conta da partida e dominou as ações na largada, abrindo 3/0 com duas quebras de vantagem. Badosa esboçou reação e devolveu um dos breaks, mas em seguida perdeu o saque novamente e pouco depois viu o placar empatado em 1 a 1.

No terceiro e decisivo set, Badosa largou na frente e venceu os dois primeiros games, chegando a sacar para fazer 3/0. Foi então que a bielorrussa tratou de frear a arrancada inicial da rival devolvendo o break. Vika bateu o saque da espanhola no nono e sacou para o jogo em 5/4, chegou a ter 30-0, mas cometeu quatro erros não forçados seguidos e foi quebrada de volta.

O jogo foi definido em mais um tiebreak e assim como no desempate anterior, Badosa controlou melhor os nervos no momento de pressão e assim concretizou a vitória para comemorar o maior título da carreira e sua estreia no top 20. Com a campanha em Indian Wells ela saltará para o 13º lugar no ranking da próxima segunda-feira.

Embora tenha perdido a partida, Azarenka terminou com melhor aproveitamento tanto no saque (56% a 52%), quanto nos break-points (41% contra 38%). Ela ainda venceu quatro games a mais que Badosa e levou a melhor na soma de pontos (133 a 124), mas os pontos importantes acabaram nas mãos da espanhola.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG