Notícias | Dia a dia
Italiana conquista em Piracicaba seu 1º título
17/10/2021 às 15h21

Aos 26 anos de idade, Miriana Tona comemorou seu primeiro título como profissional

Foto: João Pires/Fotojump

Piracicaba (SP) - A Copa Feminina de Tênis coroou neste domingo um recomeço perfeito na carreira da italiana Miriana Tona. Depois de abandonar o esporte e passar quase três anos sem disputar um torneio profissional, a jogadora de 26 anos sagrou-se campeã logo em seu primeiro ITF World Tennis Tou.

O torneio, patrocinado pelo Santander Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, conta com a chancela da Federação Internacional de Tênis e distribui premiação de US$ 15 mil.

Pelo título, Miriana ganhará 10 pontos e voltará ao ranking mundial, já que estava fora da lista da WTA pelo tempo distante das competições. A italiana tinha como melhor resultado na “primeira carreira” a semifinal, alcançada em seis ocasiões. Quando decidiu se afastar das quadras até reencontrar o prazer de jogar tênis, ela estava com seu melhor ranking (677ª), ao final de 2018.

“É inacreditável, não consigo explicar meu sentimento agora, estou muito feliz”, disse a italiana, que ainda na primeira rodada no interior paulista salvou três match-points. Ao longo da semana, mostrou cada vez mais consistência e não cedeu mais que três games em nenhuma partida.

A decisão contra a alemã Luisa Heide, cabeça de chave 3, começou com games longos e três quebras de saque seguidas. Aos poucos, a maior variação da italiana, com slices e deixadinhas, e as recorrentes duplas faltas da alemã deixaram a situação confortável para Miriana. No segundo set, a italiana salvou dois break-points no game inicial, mas rapidamente abriu 3/0 e não deu chances de reação para a adversária, fechando por 6/1 6/2, em 1h23.

“Esse título é inesperado. É meu primeiro torneio em quase três anos e mesmo estando longe do circuito por tanto tempo acho que estou jogando o meu melhor tênis. É muito especial para mim. Quero agradecer à organização, a todos que vieram torcer durante a semana e também à minha mãe e aos meus dois treinadores”, complementou a campeã.

O resultado deste domingo colocou fim a uma sequência de nove vitórias da alemã e impediu seu segundo título consecutivo no circuito. Luisa vive seu melhor momento no ranking mundial (852ª) e deverá subir cerca de 50 posições quando os 6 pontos pelo vice-campeonato forem computados na WTA.

A etapa de Piracicaba da Copa Feminina de Tênis foi apresentada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Alupar, Taesa, Colégio Objetivo de Piracicaba, Tennis Way, Azul - Transportadora Oficial e Aberje. A etapa conta também com o apoio do Clube Cristóvão Colombo e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização foi do Instituto Sports.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG