Indian Wells (EUA) - A ótima temporada de Paula Badosa no circuito foi recompensada com duas marcas expressivas nesta sexta-feira. A espanhola de 23 anos e 27ª do ranking comemorou a 40ª vitória do ano e a vaga na final do WTA 1000 de Indian Wells. Badosa superou na semifinal a tunisiana Ons Jabeur, número 14 do mundo e que será top 10 a partir de segunda-feira, por duplo 6/3 em 1h21 de partida.
Badosa disputará apenas sua segunda final em torneios da WTA. Ela conquistou o primeiro título da carreira este ano, no saibro de Belgrado, mas também foi semifinalista em Lyon, Charleston e Madri. Sua adversária no próximo domingo será Victoria Azarenka, ex-número 1 do mundo e atual 32ª do ranking aos 32 anos. O confronto entre elas é inédito no circuito e Azarenka tenta o tri em Indian Wells, já que venceu em 2012 e 2016.
File saved 📁
L outstanding shots!@paulabadosa | #BNPPO21 pic.twitter.com/QNGqxBpxP2— wta (@WTA) October 16, 2021
Ao longo das duas semanas de torneio em Indian Wells, Badosa derrotou quatro tenistas do top 20, passando por outras jogadoras importantes como as campeãs de Grand Slam Angelique Kerber e Barbora Krejcikova e as jovens promissoras Coco Gauff e Dayana Yastremska. Já a semifinalista Ons Jabeur é a recordista de vitórias na temporada da WTA, tendo vencido 48 jogos só em 2021. A tunisiana sairá do torneio como a primeira tenista árabe da história a figurar entre as dez melhores do mundo.
A campanha até a final de Indian Wells faz com que Badosa entre no top 20 pela primeira vez na carreira. Ela está subindo para o 16º lugar do ranking, podendo alcançar a 13ª posição em caso de título. A jovem jogadora espanhola também tenta se aproximar da zona classificação para o WTA Finals, que será disputado entre os dias 10 e 17 de novembro em Guadalajara, no México.
Ons loading 📶@Ons_Jabeur | #BNPPO21 pic.twitter.com/5s0O9U6cUA
— wta (@WTA) October 16, 2021
A segunda semifinal de Indian Wells começou equilibrada. Até o empate por 2/2, ambas as jogadoras já haviam sofrido uma quebra cada uma e confirmado difíceis games de saque depois de 0-40. A espanhola abriu 2/0 e a tunisiana buscou o empate. Apesar de a parcial ter games longos e oportunidades para os dois lados, a situação de Badosa foi facilitada pela instabilidade de Jabeur.
A tunisiana, que gosta de variar alturas e efeitos de bola, vinha cometendo mais erros que o normal. Além disso, alguns de seus golpes vinham curtos e sem peso, permitindo o ataque da espanhola, que conseguiu duas novas quebras. Jabeur fez 10 a 6 em winners no primeiro set, mas cometeu 19 erros contra 11.
Badosa abriu o segundo set confirmando seus games de serviço com bastante rapidez. A espanhola foi a primeira a quebrar na parcial e chegou a liderar o placar por 5/2. Mesmo jogando abaixo do que poderia, Jabeur vendeu caro a derrota. A tunisiana salvou três match-points no saque e passou a pressão para o outro lado. Sacando para o jogo, Badosa reverteu um 0-40, mas a vitória só seria confirmada em seu sexto match-point. Jabeur fez 24 a 15 em winners e cometeu 35 erros contra 22 da espanhola.
A WTA 1000 final is in your future 🎱
— wta (@WTA) October 16, 2021
🇪🇸 @paulabadosa races past Jabeur 6-3, 6-3, for a place in the @BNPPARIBASOPEN final! pic.twitter.com/ySLUHJn6IV