Notícias | Dia a dia
Nova geração celebra mais 3 vitórias em Piracicaba
13/10/2021 às 22h58

Carolina Laydner, de 16 anos, marcou sua primeira vitória como profissional

Foto: Nelson Toledo/Fotojump

Piracicaba (SP) - A nova geração continua aproveitando a oportunidade de jogar em casa para dar os primeiros passos no circuito na Copa Feminina de Tênis. Nesta quarta-feira, as jovens Sofia Mendonça e Juliana Munhoz alcançaram vitórias inéditas e irão se enfrentar em busca de uma vaga nas quartas de final em Piracicaba. Também avançou Carolina Laydner, de apenas 16 anos.

O primeiro torneio internacional feminino disputado no Brasil em mais de um ano e meio distribui premiação de US$ 15 mil e conta com patrocínio do Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

A vitória de Sofia veio diante da compatriota Giovanna Ferreira, por 6/2 6/4. Aos 19 anos, a gaúcha faz a primeira temporada como profissional e ainda não sabia o que era jogar em casa. Em junho, ela viajou para a Tunísia para uma série de cinco torneios.

“Foi muito difícil, por conta da pandemia, a gente se manter ativa no circuito. Eu tive só uma oportunidade de viajar nesses dois anos. Então, ter oportunidade de jogar no Brasil foi crucial. Esse período de transição já é difícil, a gente na América do Sul já tem dificuldade de competir por ser muito afastado de onde tem mais torneios, na Europa, na África. Poder competir no Brasil é muito bom e espero que aumentem os torneios para os próximos anos”, comentou.

Juliana ainda disputa o circuito juvenil e recebeu um convite para seu primeiro ITF World Tennis Tour, em Piracicaba. Aos 17 anos, a paulista aproveitou a chance e eliminou a paraguaia Susan Doldan, cabeça de chave 8, por 6/4 7/5.

“Em primeiro lugar, eu queria agradecer muito a oportunidade por esse convite. É muito importante para o meu desenvolvimento, para pegar confiança e conseguir jogar contra jogadoras mais experientes”, destacou a atleta do Instituto Tênis. “Estou muito feliz com a vitória, venho trabalhando bem duro e sabia que ia ser um jogo muito pegado. Ela é intensa, devolve tudo e estou feliz que consegui ser paciente e agressiva para sair com a vitória”.

A jovem de 17 anos também falou sobre as condições de jogo e as primeiras impressões no tênis profissional. “Estou mais acostumada a jogar torneios juvenis, a organização é totalmente diferente. Fiquei muito surpresa com as quadras de treino, tem para quando a gente quer. A bola é um pouco rápida, as quadras estão muito boas e adorei a organização”.

Ainda como juvenis, há dois anos, Sofia e Juliana decidiram um torneio no Paraguai. A gaúcha ficou com o título ao marcar 6/1 6/3 e prevê um bom jogo entre amigas nesta quinta. “A gente treinou juntas por um período quando eu vim para São Paulo e passamos vários anos jogando juntas. O último encontro foi num momento muito bom da minha carreira e estou esperando um bom jogo”, disse Sofia.

Já na rodada noturna, Carolina Laydner venceu um duelo nacional contra Julia Konishi por 6/2, 1/6 e 7/5. A juvenil de 16 anos é a próxima adversária da alemã Luisa Heide, cabeça 3 do torneio, que derrotou Isabelle Karam por 6/0 e 6/1.


Programação de quinta-feira.

Quadra central – 10h30
[6] Tara Malik (EUA) vs [Q] Elysia Wan (MYS)
Sofia Mendonça (BRA) vs [WC] Juliana Munhoz (BRA)
[WC] Nicolly Ferreira (BRA) vs [7] Madison Bourguignon (EUA)
Não antes de 15h30
Sofia Mendonça (BRA)/Nathaly Kurata (BRA) vs [3] Heydi Doldan (PAR)/Susan Doldan (PAR)
Não antes de 18h
[4] Julia Klimovicz (BRA)/Julia Konishi (BRA) vs Paulina Martinessi (PAR)/Giulia Aguiar (BRA)
Miriana Tona (ITA) vs Ana Candiotto (BRA)

Quadra 4 – 10h30
[Q] Ana Maria Ramos (BRA) vs Fernanda Astete (CHI)
[3] Luisa Heide (ALE) vs [WC] Carolina Laydner (BRA) ou Julia Konishi (BRA)
Não antes de 15h30
Aurore Felsenhart (BEL)/Mariana Borges (BRA) vs Fernanda Astete (CHI)/Victoria Bosio (ARG)

Quadra 5 – 10h30
[1] Victoria Bosio (ARG) vs Heydi Doldan (PAR)
Elsa Wan (MYS) vs [4] Sabastiani Leon (EUA)
Não antes de 15h30
[1] Sabastiani Leon (EUA)/Luisa Heide (ALE) vs Elsa Wan (MYS)/Elysia Wan (MYS)

A etapa de Piracicaba da Copa Feminina de Tênis é apresentada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Alupar, Taesa, Colégio Objetivo de Piracicaba, Tennis Way, Azul – Transportadora Oficial e Aberje. A etapa conta também com o apoio do Clube Cristóvão Colombo e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva