Indian Wells (EUA) - A quarta-feira foi especial para Diego Schwartzman, que conseguiu a vitória de número 200 de sua carreira profissional e assegurou um lugar nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells. O argentino superou o norueguês Casper Ruud, número 10 do mundo, por duplo 6/3 em 1h43 de partida.
Aos 29 anos, Schwartzman aparece atualmente no 15º lugar do ranking e tem como melhor marca da carreira o oitavo lugar, alcançado em outubro do ano passado. Esta já é a melhor campanha do argentino em Indian Wells, já que ele nunca havia passado da terceira rodada em quatro participações anteriores. Seu próximo adversário virá do jogo entre o norte-americano Tommy Paul e o britânico Cameron Norrie.
Un día perfecto 🎉👏
🇦🇷 @dieschwartzman vence a Ruud 6-3, 6-3 y consigue su primera victoria ante un Top10 de 2021 para llegar a Cuartos del #BNPPO21 💁♂️
🎥: @TennisTV pic.twitter.com/EIz6tK23LN— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) October 13, 2021
Entre as agora 200 vitórias que Schwartzman tem na carreira, dez foram contra adversários do top 10, como é o caso de Ruud. O argentino tem 95 vitórias no saibro, com três títulos, 98 na quadra dura com uma conquista e mais sete vitórias na grama. Ele já venceu 48 jogos de Grand Slam na carreira e 45 de Masters 1000. Na temporada, saiu vencedor em 32 partidas.
Para superar Ruud nesta quarta-feira, Schwartzman fez 28 a 16 na estatística de winners e cometeu 20 erros não-forçados contra 24 do rival. No encontro entre dois tenistas que apostam na solidez do fundo de quadra, os ralis longos foram frequentes. Ainda mais por conta das condições mais lentas do torneio Californiano.
O argentino criou sete break-points na partida e conseguiu quatro quebras, duas em cada set. Depois de não perder o saque durante a primeira parcial, Schwartzman sofreu uma quebra no game de abertura do segundo set, mas logo recuperou a vantagem, colocando pressão constante nos games de Ruud. Esta foi sua quinta vitória em sete jogos contra o norueguês de 22 anos.