Notícias | Dia a dia
Candiotto, 17 anos, e Coelho, 14, vencem pela 1ª vez
12/10/2021 às 19h01

Ana Candiotto é atual 180ª no ranking juvenil e disputou sua primeira partida como profissional

Foto: Nelson Toledo/Fotojump

Piracicaba (SP) - O primeiro dia da chave principal da Copa Feminina de Tênis, em Piracicaba, foi de vitórias para três representantes da nova geração brasileira. A juvenil de 17 anos Ana Candiotto liderou a rodada que também contou com as primeiras vitórias no circuito profissional da convidada Nicolly Ferreira e da ainda mais nova Ana Maria Coelho, de apenas 14 anos.

O torneio internacional disputado no interior paulista distribui US$ 15 mil em premiação e conta com patrocínio do Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Candiotto, que é a 180ª do ranking mundial juvenil e disputou Roland Garros na categoria no ano passado, debutou no circuito profissional vencendo a convidada Beatriz Verdial por 6/0 e 6/2. Sua próxima adversária será a italiana de 26 anos Miriana Tona, atualmente sem ranking profissional.

“Estou muito feliz com a minha primeira vitória no profissional, ainda mais sendo no Brasil. Com certeza lá na frente eu vou olhar para trás e me lembrar deste momento. Acho que é um começo muito importante na minha carreira, consegui fazer um bom jogo, apesar de um pouco de nervosismo pelo primeiro torneio”, destacou a atleta do projeto Rede Tênis Brasil.

Nicolly Ferreira também de 17 anos venceu o duelo nacional contra Vivian Mayumi Toma, de 30 anos, por 6/0 e 6/2. Ela será a próxima adversária da norte-americana Madison Bourguignon, de 24 anos e cabeça 7 do torneio. Bourguignon ocupa atualmente o 1.354º lugar do ranking profissional. “Não caiu a ficha ainda. Há oito dias eu nem sabia que ia ter o torneio e agora estou fazendo ponto na WTA. Estou muito feliz”.

Já Ana Maria Coelho, que veio do quali, manteve o embalo e venceu Mariana Galvão Borges, de 22 anos, por 7/6 (7-5), 4/6 e 6/1 em 3h16 de partida. A jovem jogadora de apenas 14 anos poderia cruzar o caminho da experiente Nathaly Kurata, cabeça 2 do torneio e 677ª do ranking, mas Kurata perdeu na estreia para a chilena Fernanda Astete por duplo 6/4.

Outra juvenil brasileira em quadra foi Isabella Daher, que veio do quali e não conseguiu avançar na chave principal. A jogadora de apenas 16 anos foi superada pela malaia Elysia Wan por 6/2 e 6/1.

Oito brasileiras nesta quarta
A programação de quarta-feira no Clube Cristóvão Colombo tem o complemento da primeira rodada de simples e duplas, com 11 jogos no total. A abertura da quadra central fica por conta da principal favorita ao título, a argentina Victoria Bosio, que enfrenta a brasileira Mariana Sorrilha, estreante em um torneio profissional aos 15 anos de idade.

Outros seis jogos de simples têm atletas da casa em ação, incluindo dois confrontos nacionais. Sofia Mendonça e Giovanna Ferreira duelam às 10h30, na quadra 4, enquanto Julia Konishi e Carolina Laydner fecham a rodada noturna.

Quadra central – 10h30
[1]Victoria Bosio (ARG) vs. [Q]Mariana Sorrilha (BRA)
[3]Luisa Heide (ALE) vs. [Q]Isabelle Karam (BRA)
[Q]Helena Bueno (BRA) vs. Elsa Wan (MAL)
Não antes de 18h
Vivian Toma (BRA)/Isabelle Karam (BRA) vs. Sofia Mendonça (BRA)/Nathaly Kurata (BRA)
[C]Carolina Laydner (BRA) vs. Julia Konishi (BRA)

Quadra 4 – 10h30
Sofia Mendonça (BRA) vs. [Q] Giovanna Ferreira (BRA)
[C] Juliana Munhoz (BRA) vs. [8] Susan Doldan (PAR)
Não antes de 15h30
Ana Maria Ramos (BRA)/Laiza da Silva (BRA) vs. Aurore Felsenhart (BEL)/Mariana Borges (BRA)

Quadra 5 – 10h30
[Q] Aurore Felsenhart (BEL) vs. [4] Sabastiani Leon (EUA)
Heydi Doldan (PAR) vs. Aglaya Zaynieva (RUS)
Não antes de 15h30
Fernanda Astete (CHI)/Victoria Bosio (ARG) vs. [2] Madison Bourguignon (EUA)/Tara Malik (EUA)

A etapa de Piracicaba da Copa Feminina de Tênis é apresentada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Alupar, Taesa, Colégio Objetivo de Piracicaba, Tennis Way, Azul – Transportadora Oficial e Aberje. A etapa conta também com o apoio do Clube Cristóvão Colombo e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG