Notícias | Dia a dia
Swiatek doa prêmio para projetos sobre saúde mental
11/10/2021 às 16h33

Polonesa teve a ideia no meio do jogo e ainda não definiu instituição que irá ajudar

Foto: Arquivo

Indian Wells (EUA) - Apesar da pouca idade, Iga Swiatek é uma jogadora bastante comprometida com o tema da saúde mental no esporte. Tanto é que a número 4 e vencedora de Roland Garros no ano passado destaca a psicóloga esportiva Daria Abramowicz como uma das principais figuras de sua equipe e viaja o circuito com ela durante toda a temporada. Em Indian Wells, Swiatek decidiu doar o prêmio que obteve até a terceira rodada do torneio para organizações que tratem da saúde mental e espera definir a entidade beneficiada em breve.

"Decidi doar meu prêmio em dinheiro da terceira rodada para alguma organização sem fins lucrativos, já que hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental", disse Swiatek, em entrevista coletiva no último domingo, após sua vitória em Indian Wells sobre Veronika Kudermetova por 6/2 e 6/3. "Ainda não escolhemos a organização exata, porque basicamente tive a ideia durante a partida de hoje, que não é muito profissional (sorrindo). Mas fiquem ligados nas minhas redes sociais".

"Essa é uma mensagem para os fãs, porque falarei com vocês provavelmente nos comentários do meu post sobre como escolher as organizações ou fundações certas", explicou a polonesa de 20 anos. "Desculpe, provavelmente estou um pouco estressada porque nunca fiz isso antes. Mas esse sempre foi um assunto próximo para mim, então quero, pela primeira vez, fazer algo nesse sentido para ajudar algumas pessoas".

"Hoje, no segundo set eu pensei nisso, porque estou ciente de que hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental. E na verdade eu acho que Venus Williams me inspirou muito, porque quando  vi uma declaração, e sua iniciativa, foi muito bom", explicou Swiatek. "Não acho que já seja a hora de começar uma fundação ou algo assim, porque ainda preciso me concentrar no tênis, mas posso fazer alguns menores coisas e talvez ir passo a passo para aprender como fazer esse tipo de coisa. Eu estava pensando em fazer isso no próximo ano, mas hoje eu simplesmente senti que seria um bom momento para fazer isso por causa do dia que temos hoje".

O prêmio da terceira rodada de Indian Wells foi de US$ 51.895. Como ela já está nas oitavas, está recebendo US$ 92 mil. A polonesa falou sobre seu próprio exemplo, como alguém que tem o acompanhamento psicológico ao longo da carreira.

"Eu diria que, para mim, sempre foi importante usar esse tipo de ajuda, mas também sei que tem gente que não precisa do psicólogo. Basicamente, não estou dizendo isso, ei, você deve fazer isso se quiser ser o melhor, porque todos têm personalidades diferentes e necessidades diferentes. É bom manter a mente aberta. Se você precisar desse tipo de ajuda, vá em frente".

O próximo jogo de Swiatek em Indian Wells será contra a letã Jelena Ostapenko, que derrotou a cazaque Yulia Putintseva por 6/3, 2/6 e 6/3 no último domingo.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG