Notícias | Dia a dia
Muguruza conquista Chicago e se aproxima do Finals
03/10/2021 às 17h03

Espanhola começou atrás no placar, mas virou o jogo contra Jabeur

Foto: Jimmie48/WTA

Chicago (EUA) - Apesar de começar atrás no placar, Garbiñe Muguruza mostrou poder reação neste domingo e conquistou o WTA 500 de Chicago. Apesar do grande número de torcedores tunisianos, que apoiaram muito a compatriota Ons Jabeur, a espanhola conseguiu a vitória de virada, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/0 em 1h37 de partida. Este é o nono título de WTA na carreira de Muguruza e o segundo na temporada. Ela já havia vencido o WTA 1000 de Dubai em março.

A conquista em Chicago rende 470 pontos no ranking para Muguruza, que tem apenas 70 a descartar. Ela vai subir do nono para o sexto lugar. Além disso também ficará na sexta posição na corrida por uma vaga no WTA Finals, que acontece entre 10 e 17 de novembro em Guadalajara. A espanhola já disputou três edições seguidas do Finals, entre 2015 e 2017 em Cingapura.

Muguruza só precisou disputar três partidas para conquistar o título em Chicago. Por ser a cabeça 2 do torneio, ela entrou diretamente na segunda rodada, fase em que superou a norte-americana Ann-Li. A espanhola não precisou jogar as oitavas contra Victoria Azarenka e na semifinal contra Marketa Vondrousova, que desistiram de jogar por problemas físicos. Já nas quartas de final, na última sexta-feira, venceu a japonesa vinda do quali e número 200 do mundo Mai Hontama.

Por sua vez, Jabeur iniciou a semana com o melhor ranking da carreira, o 16º lugar, e deve ganhar mais duas posições. Primeira mulher árabe a vencer um WTA, conquistado durante a temporada de grama em Birmingham, a tunisiana de 27 anos irá para a nona posição na corrida para o Finals. Jogadora com maior número de vitórias na temporada, 44 no total, ela tenta disputar o torneio entre as oito melhores do ano pela primeira vez.

Ótimo início de partida para Jabeur, com muito apoio da torcida
Jabeur fez um ótimo primeiro set na partida deste domingo. Ela conseguiu a quebra logo cedo, aproveitando a única chance que teve na parcial e não correu riscos em seus games de saque. Quando colocou o primeiro serviço em quadra, cedeu apenas quatro pontos. Além disso, a tunisiana tinha total controle das ações do fundo de quadra, conseguia mexer bastante a adversária e mudar a direção da bola, terminando o set com 13 winners e apenas três erros não-forçados.

Logo na abertura do segundo set, Jabeur conseguiu uma nova quebra de saque, contando com dois erros seguidos de Muguruza. Por duas vezes, a tunisiana esteve com uma quebra acima na parcial e não conseguia sustentar a vantagem no placar. Sua segunda quebra aconteceu no quinto game, depois de uma excelente passada na cruzada, que levantou a torcida. Muitos tunisianos compareceram ao torneio durante toda a semana.

Mas Muguruza conseguiu novamente reagir na partida. Aos poucos a espanhola já começava a apresentar soluções para as bolas sem peso da tunisiana e passou a ter mais domínio nos ralis de fundo, virando o set para 5/3. O número de erros de Jabeur também aumentava. Sacando para fechar, a ex-número 1 teve 40-0, mas Jabeur conseguiu salvar os três set-points. Pouco depois, Muguruza teve mais uma chance de definir a parcial e fez uma dupla falta. Apenas no quinto set-point ela conseguiu fechar. Jabeur fez 7 a 5 em winners e cometeu 12 erros contra 6 da espanhola.

Início arrasador no terceiro set para Muguruza
O jogo ficou parado por aproximadamente dez minutos no intervalo entre o segundo e o terceiro set, por conta da chuva. Muguruza abriu 3/0 com duas quebras, tendo vencido 12 pontos em 14 possíveis. Logo depois, confirmou o saque em um game muito longo, mas sem enfrenar break-point, para fazer 4/0 no placar. Mesmo com muito apoio dos torcedores, Jabeur não conseguia confirmar o serviço e sofreu mais uma quebra, permitindo que a espanhola fizesse 5/0 no placar e fechasse o jogo no game seguinte.

Muguruza liderou a estatística de winners por 23 a 21 e terminou a partida com 15 erros não-forçados contra 19 de Jabeur. A espanhola conseguiu seis quebras de serviço em oito oportunidades e perdeu três games de saque.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva