Notícias | Outros
Cadeirantes: Brasil participa da Copa do Mundo
26/09/2021 às 22h19

O Brasil compete com 14 jogadores em todas as categorias.

Foto: Lucas Balduino/ CBT

Alghero (Itália) - A Copa do Mundo por Equipes de Tênis em Cadeira de Rodas começa nesta segunda-feira) em Alghero na Itália e o Time Brasil BRB estará muito bem representado: o país é um dos poucos no mundo que irá competir em todas as categorias do evento - masculino, feminino, quad e júnior. Ao todo, a competição será disputada por cerca de 150 atletas de 23 países.

A delegação brasileira é a maior do país na história para uma edição da Copa do Mundo, com a presença de 14 atletas. A equipe chegou à região da Sardenha, onde será disputada a competição neste fim de semana e já realizou os primeiros treinamentos nas quadras de piso duro.

No masculino, o Brasil é representado por Daniel Rodrigues (25º no ranking mundial), Gustavo Carneiro (41º), Bruno Makey (168º) e Felipe Santana (253º), com o capitão Raphael Oliveira. A equipe está no Grupo D e enfrentará na fase de classificação os times da França, Bélgica e Sri Lanka. "Esta é uma competição muito importante para nós, pois são os melhores países do mundo no tênis em cadeira de rodas. É um orgulho muito grande representar o Brasil mais uma vez e estou muito feliz. Quero seguir evoluindo no esporte e mantendo o meu nível de jogo", destaca o mineiro Gustavo Carneiro.

Na categoria feminina, o Brasil terá pela frente Japão e África do Sul. O time liderado pelo capitão Leonardo Butija conta com as atletas Meirycoll Duval (23ª), Ana Caldeira (50ª), Lucimaria Oliveira (53ª) e Maria Fernanda Alves (65ª). "Além de ser uma competição muito importante, aqui se tem muito aprendizado. Vamos correr atrás do nosso principal objetivo, que é terminar numa boa colocação para garantir a classificação para o próximo mundial", afirma a mineira Meirycoll Duval.

No Quad, compõem a equipe nacional Ymanitu Silva (8º), Augusto Fernandes (31º) e Leandro Pena (sem ranking). A equipe capitaneada por Vinícius Cyrillo enfrentará durante a classificatória Estados Unidos, Japão e Canadá. "Este é o meu primeiro Mundial e é muito bom estar aqui. São atletas do mundo todo, os melhores do planeta, o que torna ainda mais especial", declara o paulista Leandro Pena.

E o time júnior, com o capitão Guilherme Oliveira, enfrentará Japão, Argentina e Turquia. A equipe é formada por Jade Lanai (2ª do ranking mundial juvenil), João Lucas Takaki (6º) e Cesar Adolfo (21º).

Os jogos terão início nesta segunda-feira e se estendem até domingo, dia 3 de outubro. Todos os sete dias de competição terão transmissão ao vivo de partidas de algumas das quadras do clube onde é realizada a competição.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva