Notícias | Dia a dia
Como Tiriac se tornou o esportista mais rico do mundo
21/09/2021 às 14h43

Londres (Inglaterra) - Figura importante do tênis romeno, agora com 82 anos, Ion Tiriac é o astro do esporte mais rico da atualidade, até mais do que o suíço Roger Federer, que constantemente aparece nas primeiras colocações na lista dos atletas mais bem pagos do mundo.

Tiriac começou sua carreira no tênis na década de 1960 com algum destaque em simples, mas foi mesmo vitorioso ao se juntar ao compatriota Ilie Nastase nas duplas. Ele se aposentou com cerca de US$ 280 mil em prêmios, mas o que fez fora de quadra é o mais surpreendente.

De acordo com matéria no The Sun, o que levou o romeno a fazer fortuna foram seus negócios, que teriam lhe rendido uma soma na ordem de US$ 2,3 bilhões. Tudo começou com a fundação do primeiro banco privado da Romênia. Foi assim que o dinheiro começou a entrar.

Dessa forma, Tiriac se tornou um dos desportistas mais ricos do mundo, estimado em quatro vezes mais do que Federer. O astro da NBA Michael Jordan e o pioneiro da WWE Vince McMahon são os únicos atletas vivos que podem desafiá-lo pelo título de atleta mais rico em vida.

Depois de se desligar da raquete, Tiriac voltou sua atenção para a função de técnico, trabalhando primeiro com o amigo Nastase, e depois com estrelas do calibre de Manuel Orantes, Adriano Panatta, Guillermo Vilas, Henri Leconte e um jovem Boris Becker.

Só que o romeno tinha planos maiores para o tênis, apostando que a modalidade poderia se tornar cada vez mais popular no mundo. Ele então comprou licenças para muitos torneios profissionais e os leiloou para municípios de cidades como Stuttgart, Hanover e Madri. Mais tarde, desenvolveria o torneio Masters 1000 de Madri, que possui até hoje.

Além de ter fundado o Tiriac Bank, primeiro banco provado do país, o ex-tenista profissional investiu em outros negócios, incluindo varejo, seguros, leasing de automóveis, companhias aéreas e muito mais, tudo sob o guarda-chuva da Tiriac Holdings Ltd. Company, aproveitando o fim do comunismo na Romênia após a queda do Muro de Berlim.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva