Notícias | Dia a dia
Batizam um mosquito da areia com o nome de Halep
20/09/2021 às 13h18

Bucareste (Romênia) - Pesquisadores de uma universidade na Romênia homenagearam a ex-número 1 do mundo Simona Halep, campeã de Wimbledon 2019 e Roland Garros 2018, dando o nome da tenista romena a uma espécie de inseto recém-descoberta na costa do Mar Negro, de onde a atleta é originária.

“A espécie é dedicada à famosa tenista Simona Halep, nascida na mesma região onde foi encontrado o inseto”, disseram os cientistas, referindo-se ao local onde a espécie foi identificada, ao anunciarem a descoberta do Phlebotomus simonahalepae.

Os flebotomíneos, ou mosquitos da areia, são insetos sugadores de sangue venoso e transmitem a leishmaniose, uma doença parasitária que pode afetar cães e humanos. Coordenador do estudo científico, Andrei Mihcalca explica que a ideia do nome lhe surgiu devido à proximidade entre o local onde a espécie foi descoberta e a zona costeira da província de Constanta, cidade natal de Halep.

“Dedicamos esta descoberta científica a Simona Halep, como uma homenagem e um sinal de apreço por seu desempenho e pela forma como leva o nome da Romênia para todo o mundo”, disse o cientista à publicação romena G4Media.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva