Notícias | Copa Davis
Capitão Oncins satisfeito com renovação da Davis
19/09/2021 às 12h14

Rafael Matos fez estreia no time da Davis e atuou ao lado do experiente Demoliner

Foto: ITF

Jounieh (Líbano) - Com dois estreantes em simples e outro em duplas, a renovada equipe brasileira da Copa Davis justificou o favoritismo e bateu neste domingo o Líbano fora de casa, por 4 a 0, em confronto que deve recolocar o Brasil no qualificatório do Grupo Mundial em fevereiro de 2022.

O capitão Jaime Oncins aprovou a atuação de Orlando Luz e Felipe Meligeni, que não perderam set nos jogos de simples do sábado, e destacou o jogo duro de duplas em que o estreante Rafael Matos fez ao lado do experiente Marcelo Demoliner. Para finalizar, o novato Matheus Pucinelli entrou para o jogo com placar definido e também teve boa atuação.

"Todos foram muito bem desde o primeiro dia", destacou Oncins. "Orlando, que saiu jogando, teve a responsabilidade de trazer o primeiro ponto para o Brasil e não decepcionou. Venceu e deixou o Felipe mais leve para a segunda partida, e o Felipe também foi muito bem. Hoje, o Rafael fez uma partida muito consistente do início ao fim, assim como o Demoliner. Estão todos de parabéns", completou o treinador.

O ponto mais difícil veio nas duplas, decidido apenas no tiebreak do terceiro set. "Todos estiveram muitos comprometidos dentro de quadra. Hoje, nas duplas, foi um jogo com várias emoções, que acabou se complicando um pouco quando os libaneses passaram a jogar muito bem. Mas no terceiro set nós soubemos mostrar superação, mesmo com uma quebra abaixo, e entrar no jogo de novo para trazer essa vitória".

Para a dupla brasileira, que atuou junto pela primeira vez na carreira, a vitória foi marcada pela superação devido às difíceis condições de calor durante a semana. "Foi muito bom que passamos uma semana aqui treinando, então conseguimos nos adaptar bem às condições. Foi uma semana de muito calor, e também com a questão do piso, pois não estamos acostumados a jogar no har-tru. Mas tivemos um espírito de equipe muito bom, que é fundamental nestas semanas de Copa Davis," destacou o canhoto Matos.

"Toda essa gurizada treinou muito bem a semana inteira, deram o máximo. Apesar das condições difíceis, valeu pela superação. Com certeza, os treinos durante a semana foram fundamentais para confirmarmos o resultado dentro de quadra", completou Demoliner.

O Brasil aguarda a confirmação da vaga no qualificatório com a divulgação do novo ranking da Copa Davis nesta segunda-feira. O quali para o Grupo Mundial de 2022 acontecerá em fevereiro entre 20 países, entre os vencedores do Grupo 1 deste final de semana e os que perderem na fase classificatória do Grupo Mundial, em novembro. Dentro desse universo, a ITF indicará os 10 cabeças de chave e sorteará os outros como adversários.

Comentários