Notícias | Dia a dia | US Open
Medvedev despacha Aliassime e fará a 3ª final de Slam
10/09/2021 às 18h20

Medvedev segue em busca de seu primeiro título de Grand Slam

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) - Pela segunda vez nas últimas três temporadas, Daniil Medvedev disputará a final do US Open. Vice-campeão do torneio em 2019 e semifinalista do ano passado, o russo de 25 anos e número 2 do mundo superou na semifinal desta sexta-feira o canadense Felix Auger-Aliassime, 15º do ranking, por 6/4, 7/5 e 6/2 em 2h03 de partida. Esta será a terceira final de Grand Slam na carreira de Medvedev, que também foi vice do Australian Open neste ano.

Medvedev enfrenta no próximo domingo o vencedor da partida entre o número 1 do mundo Novak Djokovic e o quarto colocado Alexander Zverev. O russo tem três vitórias e cinco derrotas contra Djokovic, que levou a melhor no duelo mais recente, na final do Grand Slam australiano em fevereiro. Já contra Zverev, o histórico também negativo, com 5 a 4 para o alemão, mas o russo venceu os três últimos encontros.

Superado na semifinal desta sexta-feira, Aliassime encerra sua melhor campanha em torneios do Grand Slam. O jovem canadense de 21 anos irá subir no ranking e chegar ao 11º lugar. Ele poderia entrar no top 10 se fosse finalista em Nova York. Até então, o melhor resultado de sua carreira em competições deste porte havia sido a campanha até as quartas na grama de Wimbledon.

Russo aproveitou chances nos dois primeiros sets e dominou o terceiro
O primeiro set da semifinal teve apenas uma quebra, conquistada por Medvedev no único break-point que teve. O russo disparou seis aces na parcial e cedeu apenas cinco pontos nos games de serviço. Naquele momento, liderava a estatística de winners por 14 a 10 e só havia cometido cinco erros não-forçados contra 13 de Aliassime.

Durante o segundo set, Aliassime tentou mudar um pouco a tática, trabalhando os pontos com mais cuidado, indo à rede eventualmente, e colocando pressão constante sobre o saque de Medvedev. A estratégia rendeu uma quebra de serviço no sexto game da parcial, depois de uma dupla falta do russo no segundo break-point que enfrentou. Aliassime chegou a liderar por 5/2, sacou para empatar a partida, mas perdeu dois set-points e teve seu serviço quebrado.

Depois das oportunidades perdidas por Aliassime, Medvedev viveu seu melhor momento na partida. O russo venceu doze dos últimos 14 pontos da parcial, para fazer mais três games e virar o set. O vice-líder do ranking também abriu vantagem no quarto set, com uma quebra logo de cara, e depois ainda escapou de um 30-40 pra fazer 3/1. Ele voltaria a quebrar pouco depois e liderou por 5/1. Aliassime até confirmou seu último game de serviço, mas pouco pôde fazer para mudar a dinâmica da partida.

Medvedev liderou com folga a contagem de aces por 12 a 4 e a de winners por 37 a 17. O russo cometeu 25 erros não-forçados contra 39 de Aliassime, perdeu apenas um game de saque aproveitou todas as cinco chances de quebra que teve no jogo.

Comentários