Notícias | Dia a dia | US Open
Aliassime saca muito bem, vira o jogo, e faz quartas
05/09/2021 às 23h56

Aliassime chega às quartas de final pelo segundo Grand Slam consecutivo

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - O duelo entre Felix Auger-Aliassime e Frances Tiafoe pelas oitavas de final do US Open foi tudo o que os fãs esperam de uma boa sessão noturna no Arthur Ashe Stadium. Os dois entregaram uma partida de alto nível, equilibrada e que deixou o público envolvido do início ao fim. Apesar de Tiafoe ter ampla maioria da torcida e de ter começado à frente no placar, Aliassime não se intimidou e sacou muito bem nas outras parciais para vencer o jogo por 4/6, 6/2, 7/6 (8-6) e 6/4 em 3h23 de partida.

Este é o segundo Grand Slam seguido que Aliassime chega às quartas de final, repetindo o que havia acontecido em Wimbledon. A próxima meta para o canadense de 21 anos e número 15 do mundo e atingir uma inédita semifinal em competições deste porte. Seu próximo adversário é o espanhol Carlos Alcaraz, jogador mais jovem do atual top 100 com apenas 18 anos e 55º do ranking. O confronto entre eles é inédito no circuito profissional.

Por sua vez, Tiafoe repetiu a campanha do ano passado em Nova York. O norte-americano de 23 anos e número 50 do mundo tentava chegar às quartas de final de um Grand Slam pela segunda vez na carreira, repetindo o que havia feito no Australian Open de 2019. Na última sexta-feira, chegou a derrotar o top 10 russo Andrey Rublev, em uma batalha de cinco sets.

Canadense sofreu quebra no início, mas terminou com 24 aces
Logo no game de abertura, Tiafoe conseguiu a única quebra de todo o primeiro set. Depois disso, o norte-americano teve o saque constantemente ameaçado, mas escapou de todos os oito break-points que enfrentou na parcial. Aliassime, apesar de ter perdido o set, já não corria mais tantos riscos em seus serviços e terminou a parcial já com 6 aces computados. No segundo set, o canadense não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de saque. Ele aproveitou duas chances de quebra e fechou o set vencendo quatro games seguidos.

O terceiro set foi inteiramente sem quebras, e Aliassime novamente não teve seu serviço ameaçado. Já Tiafoe precisou escapar de três set-points antes de forçar o tiebreak, os dois primeiros foram quando ele perdia por 5/4, com direito a um erro de forehand do canadense. O terceiro set-point foi já no 6/5 quando o tenista da casa mostrou muita habilidade junto à rede. Tiafoe ganhou confiança e começou melhor no tiebreak, abriu 3-1, cedeu o empate, mas chegou a ter um set-point. Aliassime se salvou no saque e logo depois encaixou uma ótima devolução para virar o jogo.

Em vantagem no placar, Aliassime conseguiu uma quebra de serviço no primeiro game do quarto set. Depois, correu alguns riscos pela primeira vez desde o set inicial e precisou reverter um 0-40. Mesmo quando Tiafoe começava a ameaçá-lo em algum game, o canadense quase sempre encaixava um ace, terminando o jogo com 24 no total. O saque foi peça-chave para que ele definisse a partida nos momentos decisivos. Aliassime fez 55 a 41 em winners e cometeu 43 erros contra 36 de Tiafoe.

Comentários