Notícias | Dia a dia | US Open
Sabalenka vence com autoridade para fazer quartas
05/09/2021 às 21h14

Sabalenka tenta alcançar sua segunda semifinal seguida em Grand Slam

Foto: Peter Staples/USTA

Nova York (EUA) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Aryna Sabalenka chega às quartas de final do US Open. Vice-líder do ranking mundial, a bielorrussa de 23 anos avançou no Grand Slam nova-iorquino depois de uma vitória convincente sobre a belga Elise Mertens, 16ª colocada, por 6/4 e 6/1 em apenas 1h11 de partida neste domingo. Esta foi a sexta vitória de Sabalenka em oito jogos diante de Mertens no circuito, sendo a quinta seguida. Elas também já foram parceiras de duplas e conquistaram dois Grand Slam juntas, incluindo o US Open de 2019.

Até então, o melhor resultado de Sabalenka no US Open havia sido uma campanha até as oitavas de final em 2018, logo em sua primeira participação. Ela agora busca a segunda semifinal de Slam na carreira, repetindo o que já havia feito na grama de Wimbledon este ano. Para isso, precisa passar pela vencedora do confronto entre Garbiñe Muguruza e Barbora Krejcikova. Ela tem apenas uma vitória em três jogos contra a espanhola e lidera o histórico de confrontos contra a tcheca por 1 a 0.

Sabalenka já tem 42 vitórias na temporada, igualando o recorde da número 1 do mundo Ashleigh Barty, já eliminada no US Open. Krejcikova está logo atrás, já que venceu 41 jogos este ano. Em 2021, a bielorrussa já foi campeã no piso duro de Abu Dhabi e no saibro de Madri, além de ter ficado com o vice em Stuttgart. Ela já sofreu 14 derrotas no ano, contra apenas oito de Barty e 11 de Krejcikova.

O primeiro set entre Sabalenka e Mertens foi o mais equilibrado. A bielorrussa abriu 2/0, cedeu o empate e ainda escapou de um 15-40 no quinto game da parcial. Depois disso, não teria mais o serviço ameaçado até o fim do set. Quando já liderava por 5/4, conseguiu uma nova quebra e fechou o set depois de um game com três erros seguidos da belga com o forehand.

Já no segundo set, Sabalenka estabeleceu amplo domínio na partida. Ela encontrou um bom posicionamento para as devoluções de saque e buscava algumas cruzadas com o backhand com muito peso de bola. Assim, colocou Mertens sob constante pressão e conseguiu duas quebras, chegando a vencer cinco games seguidos. Sabalenkla fez 22 a 13 em winners e terminou o jogo com 21 erros contra 16 da belga. A bielorrussa aproveitou quatro dos cinco break-points que teve na partida.

Comentários