Notícias | Dia a dia | US Open
Fernandez mantém embalo e também elimina Kerber
05/09/2021 às 19h40

Após superar Osaka e Kerber, a jovem canadense desafia Svitolina nas quartas

Foto: Brad Penner/USTA

Nova York (EUA) - Apenas dois dias depois de conquistar uma das maiores vitórias de sua carreira profissional, a canadense Leylah Ferandez conseguiu mais um grande resultado e garantiu seu lugar nas quartas de final do US Open. Algoz de Naomi Osaka na terceira rodada, a canhota de apenas 18 anos e 73ª do ranking também superou a alemã Angelique Kerber, ex-número 1 do mundo e campeã de 2016, com parciais de 4/6, 7/6 (7-5) e 6/2 em 2h15 de partida neste domingo.

Fernandez faz apenas sua segunda aparição em uma chave principal do US Open, tendo alcançado a segunda rodada no ano passado. Antes da ótima campanha em Nova York, seu melhor resultado em Grand Slam era a terceira fase de Roland Garros em 2020. A jovem canadense tem duas vitórias contra top 10 na carreira e já venceu um torneio da WTA, em março deste ano em Monterrey.

A adversária de Fernandez nas quartas será a ucraniana Elina Svitolina, número 5 do mundo. O único duelo antrerior entre elas foi vencido por Svitolina no ano passado. A campanha até as quartas rende 430 pontos no ranking a Fernandez, que entrará no top 50. Até então, o melhor ranking de sua carreira era o 66º lugar, alcançado em junho deste ano. Ela também tem comemorar seu aniversário de 19 anos nesta segunda-feira.

Já a eliminada Kerber vinha em ótima fase no circuito. A experiente alemã de 33 anos venceu 17 dos últimos 20 jogos que disputou, com título na grama de Bad Homburg e semifinais em Wimbledon e Cincinnati. Além da queda para Fernandez, suas outras duas derrotas recentes foram para a número 1 do mundo Ashleigh Barty.

O primeiro set teve muitas oportunidades para os dois lados, já que Kerber conseguiu três quebras e Fernandez teve duas. A canadense chegou a liderar o placar por 4/2, mas a experiente alemã reagiu vencendo quatro games seguidos. Kerber também foi a primeira a quebrar no segundo set, chegando a abir 3/1 e liderar por 4/2, mas sofreu uma quebra de zero no oitavo game. A ex-número 1 do mundo salvou set-point no saque quando perdia por 6/5, mas a jovem rival foi superior no tiebreak, comandando os ralis e mexendo bastante a alemã do fundo de quadra.

A parcial decisiva começou com games longos e tanto Kerber quanto Fernandez escaparam de break-points até o empate por 2/2, mas depois a canadense viveu seu melhor momento na partida, vencendo 12 pontos em 14 possíveis para conseguir duas quebras e abrir 5/2. Sacando para o jogo, salvou mais dois break-points e eliminou a ex-número 1 do mundo. Fernandez liderou a estatística de winners por 45 a 28 e cometeu 34 erros contra 32 da rival.

Comentários