Notícias | Dia a dia
Paralimpíadas: Japão terá Kamiji e Kunieda nas finais
02/09/2021 às 18h44

Cabeça 2, a japonesa Yui Kamiji desafia a favorita holandesa Diede De Groot na final feminina

Foto: Ando/Llamera/ITF

Tóquio (Japão) - O Japão tem finalistas nas chaves de simples masculina e feminina na disputa do tênis em cadeira de rodas dos Jogos Paralímpicos em Tóquio. Shingo Kunieda e Yui Kamiji vão lutar pelas medalhas de ouro em casa.

Principal cabeça de chave em Tóquio, Kunieda derrotou o britânico Gordon Reid por 6/3 e 6/2. O experiente japonês de 37 anos possui duas medalhas de ouro em simples nos Jogos Paralímpicos, em Pequim e Londres, além de também ter sido ouro nas duplas em Atenas. Seu adversário na final será o holandês Tom Egberink, que venceu o britânico Alfie Hewett, vice-líder do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-5). Egberink tem 28 anos e busca a primeira medalha.

No feminino, a decisão será entre as duas principais cabeças de chave. Segunda favorita, Kamiji derrotou a holandesa Aniek Van Koot por duplo 6/2. Ela enfrenta mais uma holandesa, a principal cabeça de chave Diede De Groot, que bateu a britânica Jordanne Whiley por 6/4 e 6/2. Elas já se enfrentaram 37 vezes, e a holandesa lidera por 22 a 15.

De Groot, de 24 anos, é a atual campeã do Australian Open, de Roland Garros e de Wimbledon. Ela segue na busca pelo Golden Slam na temporada e já ganhou uma medalha de prata nas duplas no Rio de Janeiro em 2016. Já Kamiji, de 27 anos, foi bronze em simples no Rio de Janeiro.

Rodada também tem final de duplas, decisão do Quad é adiada
A sexta-feira também terá a final e a disputa do bronze nas duplas masculinas. Os britânicos Reid e Hewett decidem o ouro contra os franceses Stephane Houdet e Nicolas Peifer. Já o terceiro lugar será definido entre os japoneses Shingo Kunieda e Takashi Sanada contra os holandeses Maikel Scheffers e Tom Egberink.

A final do Quad, entre o australiano Dylan Alcott e o holandês Sam Schroder, estava prevista para quinta-feira, mas foi adiada e sequer aparece na programação desta sexta. A disputa do bronze será entre o holandês Niels Vink e o japonês Koji Sugeno.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva