Nova York (EUA) - No encontro entre duas representantes de gerações distintas do tênis feminino norte-americano, Sloane Stephens fez valer sua maior experiência e prevaleceu diante de Coco Gauff para avançar à terceira rodada do US Open. A campeã de 2017 marcou as parciais de 6/4 e 6/2 em apenas 1h05 de partida nesta quarta-feira.
Ex-número 3 do mundo, Stephens está com 28 anos e ocupa o 66º lugar do ranking. Ela pode ter um duelo de campeãs contra Angelique Kerber, 17ª colocada e vencedora em 2016. Para isso, a alemã precisa vencer seu jogo contra a ucraniana Anhelina Kalinina, 76ª colocada. A norte-americana lidera o histórico de confrontos com Kerber por 5 a 1, e venceu o único duelo anterior contra Kalinina.
Já Gauff não conseguiu repetir seu melhor resultado no US Open, a terceira rodada de 2019. A jovem jogadora de 17 anos já ocupa o 23º lugar do ranking e recentemente alcançou as quartas de final de Roland Garros. E apesar da pouca idade, também já tem dois títulos na elite do circuito.
.@SloaneStephens takes the first set 6-4 over Coco Gauff 👀#USOpen pic.twitter.com/7ZLR2QbOmf
— ESPN (@espn) September 1, 2021
A partida começou com games muito curtos e domínio das sacadoras. Stephens tentava distribuir o jogo e ser a tenista mais agressiva em quadra, mas cometia muitos erros não-forçados. A partir da metade do set, ela tentou reduzir um pouco a angulação dos golpes, mas sem abrir mão de uma batida mais reta na bola e com muito peso. Conseguiu, assim, a única quebra de serviço de todo o set para fazer 5/4 e terminou a parcial sem enfrentar break-points.
Stephens escapou de um 30-40 no comecinho do segundo set, mas depois não perdeu mais nenhum ponto no saque e conseguiu duas novas quebras na reta final da partida, para vencer os últimos quatro games que foram disputados. Gauff fez 13 a 11 em winners, mas cometeu 25 erros contra 19 de Stephens. A campeã de 2017 só perdeu dez pontos no saque durante toda a partida.
SLOANE STEPHENS 😤
— ESPN (@espn) September 2, 2021
She defeats Coco Gauff in straight sets to advance to the third round. #USOpen pic.twitter.com/zeQiI24yiS