Notícias | Dia a dia
Título pode levar Tsitsipas ou Zverev ao 2º lugar
29/08/2021 às 11h47

Nova York (EUA) - Não haverá mudança de líder no ranking masculino ao longo deste US Open, mas existe uma disputa aberta pelo segundo lugar, ainda que isso dependa de grandes campanhas de Alexander Zverev e Stefanos Tsitsipas.

Novak Djokovic entra para buscar o tetra e principalmente fechar o Grand Slam sem ter que se preocupar com o número 1. Mesmo fora de Cincinnati, onde defendia 1.000 pontos, o sérvio ficou com 11.113 pontos e contou com derrota precoce do russo Daniil Medvedev, o único com pequena chance de ultrapassá-lo no verão norte-americano.

Medvedev terá nesta segunda-feira 9.980 pontos no ranking e defende o vice-campeonato de 2019, que ainda está computado, e portanto só poderá acrescentar 800 pontos em caso de título, o que é matematicamente insuficiente para alcançar Djokovic. O sérvio por sua vez só precisa repetir 180 pontos também de 2019, mas nem a derrota na estreia dará oportunidade a Medvedev.

O russo na verdade tem o segundo lugar ameaçado por Tsitsipas e Zverev. O grego tem maior chance porque somará tudo o que fizer a partir das oitavas de final, ou seja, dos 180 pontos. Sua distância para o segundo lugar é de 1.590 e portanto só a conquista do troféu garantirá esse avanço. Ele ainda pode chegar lá com semi ou vice, mas aí dependerá de uma queda muito precoce de Medvedev.

O campeão olímpico está um pouco mais atrás, a 110 pontos de Tsitsipas, e como é o atual vice-campeão também precisará exclusivamente do troféu para atingir o inédito segundo posto, desde que o grego não seja semifinalista.

Afastados do circuito e campeões dos últimos anos, Rafael Nadal e Dominic Thiem perderão 2.000 pontos. O espanhol cairá para 5.815 e o austríaco, para 4.995. Os dois assim serão fatalmente superados pelo russo Andrey Rublev, que totaliza 6.400 e defende 360. Está assim com um pé no quinto lugar.

Matteo Berrettini poderá superar Nadal caso seja finalista e ultrapassará Thiem se for quartas. O italiano tem 5.533 e defende a semifinal do ano passado.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva