Notícias | Dia a dia
Calor adia tênis nas Paralimpíadas e muda programação
27/08/2021 às 12h18

Com teto retrátil, apenas os jogos na quadra central do Ariake Park começaram no horário

Foto: Divulgação

Tóquio (Japão) - O dia de abertura da competição no tênis em cadeira de rodas nos Jogos Olímpicos deveria começar às 11h locais, mas as partidas nas quadras descobertas do Ariake Tennis Center tiveram que ser adiadas por causa do calor e da umidade, cujos limites foram excedidos em Tóquio, tendo largada só às 17h.

“Devido ao número de partidas a serem disputadas nos primeiros dias do torneio, a adaptação da programação é complexa. O horário de início das 11h foi agendado para hoje, com uma Política de Clima Extremo para permitir modificações e suspensões do jogo caso os limites necessários sejam atingidos, como foi o caso hoje”, disse um porta-voz da ITF ao Guardian.

A suspensão foi a primeira do tipo depois que as salvaguardas foram elaboradas pela Federação Internacional de Tênis, que opera os eventos de tênis nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Isso ocorreu devido a preocupações de que o verão na capital japonesa criaria condições intoleráveis para jogo ao ar livre em um esporte tão exigente fisicamente.

Durante as Olimpíadas, a espanhola Paula Badosa foi retirada da quadra em uma cadeira de rodas após sofrer uma insolação nas quartas de final de simples. O russo Daniil Medvedev também relatou ficou perto de desmaiar durante uma de suas partidas.

Na sexta-feira, o calor atingiu 31,2°C por volta das 10h30. A rodada estava programada para começar às 11h local, mas foi adiada primeiro para às 12h30, depois às 15h e, por fim, às 17h. Os jogos na quadra central, que tem um teto retrátil, aconteceram normalmente.

Com as temperaturas permanecendo por volta dos 30ºC no sábado, os jogos do segundo dia de competição de tênis em cadeira de rodas começarão mais tarde. “As partidas na Quadra Central começarão às 11h, com partidas nas quadras externas programadas para começar às 15h”, disse o porta-voz da ITF.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva