Notícias | Dia a dia
Sabalenka faz semi e se aproxima da vice-liderança
13/08/2021 às 15h40

Sabalenka é a jogadora com maior número de vitórias na temporada da WTA

Foto: Omnium Banque Nationale

Montréal (Canadá) - Com uma temporada consistente no circuito, Aryna Sabalenka está cada vez mais perto de ganhar mais uma posição no ranking. A bielorrussa venceu a compatriota Victoria Azarenka por 6/2 e 6/4 para garantir vaga na semifinal do WTA 1000 de Montréal. Ela pode se tornar a número 2 do mundo se for finalista da competição. Atual terceira colocada, ela tenta ultrapassar Naomi Osaka e ficar atrás apenas da líder do ranking Ashleigh Barty.

Sabalenka é a jogadora com maior número de vitórias na temporada. São 38 no total, com direito aos títulos em Abu Dhabi e Madri. Ela também foi finalista em Stuttgart e semifinalista em Wimbledon. Aos 23 anos e vencedora de dez torneios no circuito, ela busca a 16ª final da carreira. Sua próxima adversária virá da partida entre a tcheca Karolina Pliskova e a espanhola Sara Sorribes.

Em contrapartida, Azarenka perdeu a chance de voltar ao top 10 pela primeira vez desde agosto de 2016. A ex-número 1 do mundo aparece atualmente no 15º lugar do ranking aos 32 anos. Nas próximas semanas, ela terá 2.200 pontos a defender, já que foi campeã de Cincinnati e vice no US Open do ano passado.

Esta foi a terceira vitória de Sabalenka em quatro confrontos contra Azarenka no circuito, sendo a segunda consecutiva. O duelo mais recente entre elas havia sido na final do WTA 500 de Ostrava, em quadras dura e coberta, no fim do ano passado. Antes disso, protagonizaram dois embates nas últimas edições do US Open, com uma vitória para cada lado.

Reconhecida por seu estilo de jogo bastante agressivo e com muita potência nos golpes, especialmente com o forehand, Sabalenka liderou com folga a estatística de winners da partida. Ela anotou 33 bolas vencedoras, contra apenas oito de Azarenka, o que compensou seu maior número de erros não-forçados, 27 contra 14 da rival.

No primeiro set, em que conseguiu três quebras, Sabalenka rapidamente abriu 3/0 e chegou a liderar por 5/1. Ela perdeu a chance de sacar para fechar, mas voltaria a quebrar o serviço de Azarenka logo na sequência, com direito a 15 a 4 em winners. A ex-número 1 do mundo largou na frente no segundo set, com uma quebra logo no game de abertura. Azarenka chegou a ter 4/2, em um momento muito sólido do fundo de quadra, mas Sabalenka rapidamente retomou o controle das ações para fechar o jogo.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva