Notícias | Dia a dia
Jabeur vira contra Andreescu e nova lesão preocupa
13/08/2021 às 00h07

Jabeur tenta se tornar a primeira mulher árabe no top 20 do ranking mundial

Foto: Omnium Banque Nationale

Toronto (Canadá) - Em um dos jogos mais esperados para essa rodada de oitavas de final do WTA 1000 de Montréal, a tunisiana Ons Jabeur conseguiu uma importante vitória de virada sobre a anfitriã Bianca Andreescu e acabou com a esperança de um bicampeonato da canadense em casa.

Jabeur, de 26 anos e 22ª do ranking, marcou as parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/1 em 2h39 de partida nesta quinta-feira. O jogo também ficou marcado por mais um problema físico de Andreescu, que sentiu uma lesão no dedão do pé esquerdo, o que pode atrapalhar nas próximas semanas em Cincinnati, US Open e também Indian Wells.

A tunisiana, que tenta se tornar a primeira mulher árabe no top 20 do ranking mundial, certamente enfrentará uma norte-americana nas quartas. Sua próxima adversária virá do jogo entre Danielle Collins e Jessica Pegula. Por sua vez, Andreescu já teve descontados na última segunda-feira os 900 pontos do título de 2019, quando o torneio foi disputado em Toronto. A tenista de 21 anos e número 8 do mundo e pode até recuperar uma posição com os 105 pontos conquistados, em uma semana com apenas 90 a defender.

Partida teve torcida atuante dos dois lados
Em um primeiro set movimentado e divertido, Andreescu e Jabeur puderam exibir o que têm de melhor, a potência nos golpes e as variações táticas. A parcial teve diferentes momentos de domínio e trocas de liderança, além de contar com uma incrível atmosfera no estádio.

Além da torcida canadense apoiando a jogadora da casa, muitos imigrantes tunisianos levaram bandeiras do país e torceram muito para Jabeur. A tunisiana chegou a liderar o set inicial por 5/3, mas cometeu muitos erros quando sacava para fechar e Andreescu buscou a igualdade e foi superior no tiebreak. Ao fim de 65 minutos de set, Jabeur tinha 12 a 8 em winners e cometeu 12 erros, um a menos que a rival.

No intervalo entre os sets, Andreescu precisou de atendimento para o dedão do pé esquerdo. A parcial começou com Jabeur abrindo 2/0, mas a canadense buscou o empate. Quando a Andreescu perdia por 3/2 e tinha 40-0 em seu game de saque, começou a chover forte e o jogo ficou parado por praticamente uma hora. Na volta, a jogadora da casa confirmou o serviço. Dois games mais tarde, perdendo por 4/3, Andreescu voltou a sentir um incômodo no pé esquerdo e sofreu uma queda em quadra.

Andreescu recebeu o devido tratamento e voltou ao jogo, tentando definir a disputa em dois sets. A estratégia era clara, encurtar ao máximo os pontos e buscar um jogo cada vez mais agressivo. No entanto, a canadense teve seu serviço quebrado e Jabeur forçou o terceiro set. A tunisiana fez 13 a 6 em winners e 10 a 9 em erros.

Já no set decisivo, Jabeur controlou as ações do início ao fim, conseguiu duas novas quebras e só enfrentou mais um break-point. Ela terminou o jogo com 37 bolas vencedoras, contra 18 de Andreescu e cometeu 30 erros na partida, um a menos que a canadense.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG