Notícias | Dia a dia
Sinner ganha seu maior título e entra para o top 15
08/08/2021 às 21h03

Washington (EUA) - Não foi fácil, mas o italiano Jannik Sinner conseguiu sustentar seu favoritismo, derrotou a surpresa Mackenzie McDonald e conquistou neste domingo o terceiro e maior troféu de sua curta carreira profissional. Na excelente decisão do ATP 500 de Washington, ele gastou 2h52 para marcar as parciais de 7/5, 4/6 e 7/5.

Apesar de ser cria do saibro, Sinner conquistou todos seus títulos de primeira linha no circuito da ATP sobre a quadra dura. No ano passado, faturou Sofia e em 2021 largou bem e ganhou um dos eventos realizados em Melbourne como preparatórios do Australian Open.

Atual 24º do ranking, ele dará um salto espetacular e irá aparecer nesta segunda-feira pela primeira vez no 15º posto, com total de 2.745 pontos. Ele - que completará 20 anos dentro de oito dias.- já é o segundo italiano mais bem classificado, atrás de Matteo Berrettini, o oitavo do momento.

McDonald por sua vez disputou sua primeira final de ATP aos 26 anos. Ele já foi 57º do mundo em abril de 2019, mas sofreu grave lesão no tendão que o levou a cirurgia e ficou longo tempo afastado. Entrou no Australian Open desde ano como 192º colocado e se tornou o tenista de mais baixo ranking a atingir as oitavas desde 2004. Também se qualificou em Miami, Roland Garros e Wimbledon e com isso recuperou posições. Entrou em Washington como 107º e sairá no 64º.

Final bem disputada
A decisão de Washington foi uma grande batalha do começo ao fim. Sinner se mostrou mais consistente diante do nervosismo adversário e abriu 3/1, mas McDonald reagiu num game muito longo e aproveitou a quarta chance de quebra. Mas perdeu o saque sem ganhar pontos e viu o italiano chegar a 5/2 e sacar para o set com 5/4. Aí o norte-americano devolveu com grande qualidade e levou a torcida à loucura ao salvar seis set-points no 10º game. Sinner foi 6/5 com rapidez e precisou de mais cinco oportunidades para obter nova quebra e fechar.

O norte-americano manteve a cabeça no lugar, continuou com o plano de jogo de esperar o momento certo para atacar e evitou dois break-points que se mostrariam essenciais no sexto game. Logo em seguida obteve a quebra e só perdeu um ponto nos dois serviços seguintes para empatar a partida.

O terceiro set parecia tranquilo para Sinner. Com quebra logo no segundo game, após forçar devoluções o tempo todo, abriu 4/1, mas já com alguma irregularidade com o serviço. Fez 5/2, teve então dois match-points com o adversário no saque e se mostrou tenso demais na hora de servir com 5/3.

Apoiado pelo público, McDonald reagiu, empatou com corajosas subidas à rede e exigiu o máximo do cabeça 5. Por fim, Sinner apostou na solidez da base em outro game longo e aguardou até os erros finais do corajoso adversário. O italiano liderou os winners (34 a 27) e os erros (36 a 49), com 22 pontos em 29 subidas à rede e nove aces.



Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva