Notícias | Dia a dia
Bencic ganha batalha e tenta o terceiro ouro suíço
29/07/2021 às 07h07

Ela pode repetir os feitos de Marc Rosset e da parceria de Federer e Wawrinka

Foto: Kopatsch/Sato/Sidorjak

Tóquio (Japão) - Belinda Bencic terá a chance de dar a terceira medalha de ouro ao tênis da Suíça na história dos Jogos Olímpicos. Numa batalha de 2h44, ela derrotou nesta quinta-feira a cazaque Elena Rybakina, por 7/6 (7-2), 4/6 e 6/3. Sua adversária sairá do jogo a seguir entre Elina Svitolina e Marketa Vondrousova.

Marc Rosset, nas simples de Barcelona-1992, e Roger Federer/Stan Wawrinka, nas duplas de Pequim-2008, foram os únicos suíços a ser campeões olímpicos até hoje. Federer tem ainda uma prata de simples em Londres-2012, enquanto Martina Hingis e Timea Bacsinszky foram vices nas duplas do Rio-2016.

Aos 24 anos e número 12 do mundo, Bencic ainda tem a chance de disputar a final de duplas em Tóquio. Após descanso regulamentar, ela se junta a Viktorija Golubic para enfrentar as brasileiras Luísa Stefani e Laura Pigossi. De qualquer forma, irá lutar no mínimo pelo bronze nesta especialidade.

O primeiro set contra Rybakina levou 1h13. A suíça perdia por 2/5 e chegou a salvar cinco set points, com as duas um tanto instáveis. A suíça chegou a cometer sete duplas faltas como parte de seus 20 erros não forçados, mesmo número da cazaque.

Bencic teve chance de simplificar, já que abriu 2/0 no segundo set antes de Rybakina reagir, anotando o dobro de winners (12 a 6) e com saque mais afiado o que permitia a ela trabalhar bem com o forehand.

Rybakina saiu o terceiro set com quebra a favor e chegou a ter 2/0, mas permitiu empate. Voltou a tirar o serviço da suíça, mas imediatamente cedeu a quebra. Isso enfim pareceu recuperar a confiança de Bencic, que manteve os nervos no lugar e cedeu apenas três pontos nos dois games de serviços seguintes para fechar a vitória.

A suíça totalizou 5 aces e 12 duplas faltas, tendo permitido 16 break-points e evitado 10. Rybakina fez 45 winners frente a 26, mas cometeu 40 erros contra 34.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio