Notícias | Dia a dia
Swiatek tenta manter o legado olímpico da família
21/07/2021 às 16h24

O pai da tenista competiu no remo nos Jogos de Seul em 1988

Foto: Divulgação

Tóquio (Japão) - Em sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, Iga Swiatek tenta manter o legado familiar no maior evento esportivo do mundo. Isso porque o seu pai, Tomasz Swiatek, competiu no remo nos Jogos de Seul em 1988 e fez parte de um quarteto que ficou em sétimo lugar na Coreia do Sul. Até por isso, a polonesa de 20 anos e atual número 8 do mundo tem uma relação muito longa com os Jogos.

"Sempre me lembro do meu pai contando suas histórias. Uma das experiências que ele teve foi quando estava na fila para pegar comida e ficou ao lado de Steffi Graf e Gabriela Sabatini! Então isso foi muito legal", disse Swiatek, em entrevista ao site da ITF.

A campeã de Roland Garros no ano passado não esconde o sonho de conquistar uma medalha olímpica, mas tenta minimizar a pressão por resultados em Tóquio. "Se eu puder ganhar uma medalha, provavelmente seria o ponto alto da minha carreira. Estou muito animada. Mas, ao mesmo tempo, estou tentando manter minhas expectativas baixas e pensar nisso apenas como se fosse mais um torneio", explica a vencedora de três títulos no circuito. "Disputar uma Olimpíada não acontece com frequência, então isso pode me estressar. Mas obviamente será especial e tenho muitas chances de jogar bem".

A polonesa também se diz orgulhosa por atuar em seu país, repetindo a experiência que já teve em outras competições. "Vai ser bom jogar com a Polônia na minha camiseta. Sempre foi um prazer para mim jogar a Fed Cup, ou os Campeonatos Europeus quando era juvenil. Sempre foi diferente, falando de uma forma positiva".

Ela também tem grandes expectativas por atuar em solo asiático pela primeira vez. "Eu sei que provavelmente ficaremos em uma 'bolha'. Mas estou ansiosa para ver a cidade, mesmo que seja de dentro do carro. Nunca estive na Ásia para nenhum torneio e espero sentir essa atmosfera e aproveitar a experiência".

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio