Notícias | Dia a dia
Vinda do quali, Ruse vence 7ª seguida e é campeã
11/07/2021 às 09h50

Elena Ruse eliminou favoritas ao longo da semana e superou a ex-top 10 Andrea Petkovic na final

Foto: Hamburg European Open

Hamburgo (Alemanha) - Apesar de todo o apoio dos torcedores alemães para a ex-top 10 Andrea Petkovic, o título do WTA 250 de Hamburgo, em quadras de saibro, ficou com a romena Elena-Gabriela Ruse. Vinda do qualificatório, a jogadora de 23 anos e 198ª do ranking anotou sua sétima vitória seguida na semana ao marcar as parciais de 7/6 (8-6) e 6/4 em 2h12 de partida neste domingo.

Ruse superou algumas das favoritas em Hamburgo, como a cabeça 4 norte-americana Danielle Collins nas quartas e a ucraniana Dayana Yastremska, principal nome do torneio e 38ª do ranking, na semifinal. O título no saibro alemão vale 280 pontos no ranking. E ela ainda ganha mais 18 pontos por furar o quali. Ela deve se aproximar da 130ª posição.

Já Petkovic não conseguiu encerrar um jejum de títulos que já dura seis temporadas. A alemã tem seis títulos de WTA, o último deles na Antuérpia, em 2015. Ela viveu seu melhor momento na carreira na primeira metade da década passada, chegando ao nono lugar do ranking em 2011 e à semifinal de Roland Garros em 2014. Atualmente, ocupa a 130º lugar, mas voltará ao top 100, com os 180 pontos de Hamburgo e mais 70 pontos da segunda rodada de Wimbledon.

A primeira parcial foi muito longa e teve uma quebra para cada lado ainda no começo. Ruse escapou de um set-point no saque, quando perdia por 6/5, antes de forçar o tiebreak. Petkovic começou melhor no game-desempate, chegou a ter 5-3 e não aproveitou a segunda chance de definir o set.

Pouco depois, Ruse teve sua primeira e única oportunidade e conseguiu fechar o set. O ponto acabou tendo uma discussão entre Petkovic e o árbitro de cadeira, que corrigiu a marcação de um juiz de linha para bola fora para boa e deu o ponto à romena. A alemã reclamou, alegando que ainda estaria na disputa do ponto, chamou a supervisora Mariana Alves, mas não conseguiu reverter a decisão.

Depois de ir ao vestiário no intervalo entre os sets, Petkovic voltou melhor para a partida e começou a segunda parcial vencendo por 3/0, com duas quebras de vantagem, mas Ruse reagiu em grande estilo e venceu quatro games seguidos. A alemã escapou de cinco break-points para empatar o placar por 4/4, mas voltaria a perder o saque e, consequentemente, a partida, dois games mais tarde.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio